EMBALAGENS

SOL e Braskem desenvolvem caixa reutilizável



06.07.2009 - 04:07

A SOL Embalagens desenvolveu e patenteou em parceria com a Braskem um modelo de caixa plástica, produzida com 100% de polipropileno. Segundo as empresas, a caixa tem excelente refrigeração e alta durabilidade, o que permite ser reutilizada com a facilidade de higienização. O produto favorece a troca de calor na refrigeração, levando a um menor consumo de energia em relação às caixas usualmente comercializadas no segmento.

O novo modelo de caixa foi desenvolvido para atender o segmento hortifrutigranjeiro e de produtos frigoríficos. A SOL e a Braskem desenvolveram a caixa plástica durante dois anos no Centro de Tecnologia e Inovação da petroquímica, localizado em Triunfo (RS). Além das pesquisas, os profissionais trabalharam com modernos softwares e simulações estruturais até chegar ao produto final. “Por possibilitar economia de energia no congelamento, ocupar melhor a capacidade de carga do transportador e ser de fácil e rápida montagem, sendo totalmente reciclável no pós-consumo, a caixa plástica é mais sustentável que as demais soluções de mercado”, afirma Márcio Baccan, gerente da SOL Embalagens.

A SOL responde pela produção e comercialização das caixas no mercado, e a Braskem é detentora de tecnologia, de pesquisa, e fornecedora da solução em polipropileno.