ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Mercado cresce cada vez mais no Brasil



22.03.2019 - 03:02

Segundo estudo realizado pela agência de pesquisas Euromonitor Internacional publicado em fevereiro de 2017, o mercado brasileiro de alimentos e bebidas saudáveis atingiu R$ 93,6 bilhões em vendas em 2016. O  desempenho colocou o país na quinta posição no ranking dos gigantes desse setor. A categoria de orgânicos foi a que teve o maior avanço, atingindo 18,5% de crescimento.

Já o relatório Brasil Food Trends 2020 listou as características que os consumidores valorizam nos produtos, tendo como foco saúde e bem estar. Entre eles estão : Produtos benéficos ao desempenho físico e mental; Produtos benéficos à saúde cardiovascular; Produtos benéficos à saúde gastrointestinal; Para dietas específicas/restritivas/alergias alimentares; Com aditivos e ingredientes naturais; Funcionais (com valor nutritivo agregado); Isentos ou teor reduzido de sal, açúcar e gorduras (better-for-you); Fortificados;

 Diet/light; Orgânicos; Energéticos; Para esportistas; Minimamente processados; Vegetais (frutas, legumes, verduras, hortaliças, flores e plantas medicinais); Com propriedades cosméticas e com selos de qualidade de sociedades médicas.

Ainda dentro do relatório foi apresentada pesquisa realizada pela Fiesp/Ibope. A pesquisa apontou algumas tendências de consumo, como 34% das pessoas entrevistadas apontam conveniência e praticidade como fatores mais importantes; 23% apontam confiabilidade e praticidade como fatores mais importantes; 23% apontam sensoridade e prazer e 21% apontam saudabilidade, bem estar, sustentabilidade e ética.