CARNÉOS

Duas Rodas cria soluções para frigoríficos



14.11.2019 - 04:09

Empresa fabricante de aromas e ingredientes, a Duas Rodas lançou uma linha de soluções clean label para produtos cárneos. Os novos produtos atendem à crescente demanda por alimentos mais naturais, com ingredientes fáceis de entender, alinhados ao conceito clean label (rótulo limpo) para a indústria de carnes no país.

A linha voltada para frigoríficos recebeu investimentos em tecnologia, inovação, conhecimento e em parcerias com universidades brasileiras para o desenvolvimento de soluções que contemplem sabor diferenciado, textura, cor e shelf life ampliado. “Na criação de novos produtos, observamos a importância de atender os desafios específicos de cada setor em termos de aplicação, sabor, textura e demais características atribuídas ao produto final. Assim, a linha de soluções clean label foi especialmente desenvolvida para atender as demandas crescentes da indústria de carnes, como a maior utilização de ingredientes naturais, a redução do teor de sódio dos itens, a extensão da vida útil dos mesmos e a preservação da qualidade sensorial”, afirma o Gerente de Desenvolvimento de Produtos, Mozart Soccas.

Entre as soluções desenvolvidas estão o Preparado para Produtos Cárneos APHOS, uma alternativa para substituir fosfatos de forma natural, com atuação direta nas proteínas miofibrilares, melhorando a textura e retenção de umidade em produtos do setor. É indicado para aplicação em itens cárneos frescos, cozidos e marinados.  Já o Preparado Fermentado desenvolvido à base de ingredientes naturais retarda as alterações provocadas por microrganismos, o que contribui para o aumento da vida útil de produtos cárneos. Sua aplicação é voltada para itens do setor frescos, cozidos e marinados.

Outra opção é o Sal Hipossódico, uma solução que confere sabor salgado e possibilita a redução do cloreto de sódio (sal) em produtos cárneos, como hambúrgueres, linguiças, mortadelas, presuntos e outros. Por último, a Duas Rodas criou os Extratos de Acerola que permitem potencializar o shelf life dos produtos cárneos, conservar os atributos sensoriais e são excelentes opções para substituir aditivos sintéticos tradicionais. As soluções foram desenvolvidas pela empresa em parceria com universidades brasileiras, que investigaram a interação de extratos botânicos microencapsulados aplicados em itens do setor. Assim, as versões têm aplicações em hambúrgueres, linguiças, mortadela, presunto, salsicha, empanados, cortes temperados de carnes de aves, bovina e suína, além de pescados e outros.

“De uma forma geral, como principais características, um antioxidante eficiente deve: retardar a oxidação dos produtos; conservar o sabor, o odor e a cor dos itens; proteger o valor nutricional do alimento; estabilizar as mudanças de tonalidade e a redução de pigmentos; não alterar o gosto original do alimento. Para oferecer tais resultados, nossos especialistas estão envolvidos em pesquisas permanentes para identificar novos compostos com ação antioxidante, extraídos de diferentes partes da planta, como raízes, caules, frutos, sementes e cascas. Isso porque a maioria destes extratos vegetais é rico em compostos fenólicos e proporcionam uma alternativa aos antioxidantes sintéticos”, acrescenta Mozart.