MARCAS

Stival investe R$ 2 milhões em reposicionamento



25.08.2017 - 12:47

“A inovação corre na veia da nossa empresa. E faz parte do nosso perfil investir ainda mais em épocas de crise para estar preparado para a melhora da economia e o aumento do consumo que tende a vir na sequência”, avalia o presidente da Stival Alimntos, Alexandre Stival. Com este perfil, o executivo iniciou em 2016 com o aval do Conselho de Administração um projeto de reposicionamento da marca.

A Stival investiu aproximadamente R$ 1 milhão no biênio 2016/2017 no redesign de todo o portfólio de embalagens e reposicionamento da marca Caldo Bom. A empresa valorizou ainda linhas estratégicas de produtos, como a de Mix de Grãos e a de Pratos Semiprontos. A Stival retirou do mercado a marca Stivali e os produtos que estavam sob esse “guarda-chuva” passaram a integrar as linhas Caldo Bom. “Graças à mudança garantimos maior presença no ponto de venda e oferecemos uma diversidade incrível de produtos ao consumidor”, diz Alexandre. Até o final de 2017, a Stival investirá mais R$ 900 mil em ações de divulgação e fixação da marca.

Para realizar o trabalho de reposicionamento da marca a Stival contratou uma consultoria para repensar por completo o design das embalagens de todas as linhas de produtos. Após um trabalho de análise de mercado, que durou aproximadamente três meses, a empresa optou por um visual único, consistente e impactante. “As antigas embalagens não geravam identificação com o consumidor. Além das marcas diferentes nos produtos, cada embalagem tinha uma cor e um modelo. Agora há um guide em que qualquer linha de produto tem sempre a mesma estrutura”, comenta Matheus Stival, diretor de planejamento da indústria. Essa última etapa do processo consistiu na troca das embalagens, família por família.

O reposicionamento de marca acontece num momento bastante positivo e estratégico para a Caldo Bom. Com aumento no faturamento de 36% em 2016, a empresa espera um crescimento de mais 19% em 2017. A expectativa está baseada também, e principalmente, no avanço geográfico das vendas. A marca, que já é líder na região Sul, vem crescendo significativamente em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Distrito Federal.

A Stival investiu, em 2015, em uma reforma completa da fábrica, em Campo Largo (PR), com redesenho de linhas de produção, aquisição de maquinário e implantação de novos controles de qualidade. As mudanças garantiram um aumento de 50% na capacidade produtiva. Atualmente, a companhia tem mais de 300 produtos no portfólio e um Centro logístico com área de 5.300 m2 e capacidade de estocagem de 22 milhões kg/ano de produtos industrializados. Além disso, o modelo de logística da empresa na região de Curitiba, com freteiros exclusivos para a marca, se tornou referência no setor por garantir agilidade na distribuição sem necessidade de investimentos em frotas próprias.