FUSÃO

Perdigão e Sadia: nasce a Brasil Foods



27.05.2009 - 01:53

Os Conselhos de Administração de Perdigão e Sadia aprovaram a fusão entre as Companhias, dando origem à BRF - Brasil Foods, com sede em Itajaí (SC) e presente em mais de 100 países. A nova Companhia terá mais de 116 mil empregados e nasce com uma receita líquida superior a R$ 22 bilhões.

A BRF terá cerca de 19 mil produtores rurais integrados e uma capacidade de abate de aves de 1,7 bilhão de cabeças/ano. A capacidade para abate de suínos é de aproximadamente 10 milhões de animais/ano. Em 2008, Sadia e Perdigão abateram 400 mil bovinos e produziram 2 milhões de t de produtos processados.

A Perdigão ficou com 68% da BRF, enquanto a Sadia, deterá 32%. A nova companhia deve lançar ações no valor de R$ 4 bilhões até julho para reduzir a relação entre geração de caixa e dívida. Dos 11 conselheiros, 3 serão indicados pela Sadia, 5 pela Perdigão e os outros serão independentes. Sadia e Perdigão continuarão a atuar de forma independente até o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As vendas de fábricas da Sadia e investimentos suspensos serão revistos.

A BRF terá como foco principal tornar-se a maior exportadora de carnes processadas, além de aumentar as vendas para o mercado chinês e norte-americano. A BRF-Brasil Foods, através da Sadia e da Perdigão, possui unidades de processamento de carnes, lácteos e margarinas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. No mercado internacional, a BRF tem unidades industriais na Holanda, Reino Unido, Romênia e Rússia, com escritórios comerciais na Alemanha, Argentina, Áustria, Chile, China, Cingapura, Emirados Árabes, Holanda, Hungria, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal, Rússia, Turquia, Uruguai e Venezuela. O objetivo da nova empresa é abrir novos pontos de atuação em todas as partes do mundo.