FRUTAS

Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas



05.08.2009 - 08:44

No ranking de produção mundial de frutas, o País, com suas 43 milhões de toneladas produzidas, anualmente, cultiva frutas tropicais, subtropicais e temperadas ao longo de todo o ano, e com isso fica em terceiro lugar, atrás da China (175 milhões de toneladas) e da Índia (57 milhões de toneladas).

Mas nem só desses números vive o setor. Para tornar possível a geração de negócios que envolve toda a cadeia produtiva, transpor as etapas consecutivas à produção, ao longo das quais os diversos insumos são utilizados, até a constituição de um produto final e sua colocação no mercado, é preciso gerar negócios e manter essa engrenagem comercial em movimento.

Do total produzido no País, 20 milhões de toneladas de frutas são destinadas ao consumo in natura, distribuídas entre os mercados interno e externo. Maurício de Sá Ferraz, gerente da Central de Serviços de Exportação do Ibraf, afirma que “para o produtor de fruta in natura, o melhor mercado é o interno, que tem o consumidor mais próximo do centro de produção, seus hábitos de consumo são conhecidos, bem como está familiarizado com as frutas produzidas no Brasil”.

Dos 23 milhões de toneladas de frutas aplicadas no processamento, 12 milhões são exportadas, ou seja, 55% da produção tem como destino o mercado internacional. E das 43 milhões de toneladas de frutas produzidas no país, cerca de 30% destinam-se ao mercado internacional. Desse volume, 18 milhões de toneladas são de laranja, das quais 80% vão para as indústrias e geram mais de US$ 1,2 bilhão de exportação.

Aproveitando o bom momento do mercado de frutas, no mês de setembro acontece a Feira Internacional de Frutas e Derivados, Tecnologia de Processamento e Logística - FRUIT & LOG. Inédito, o evento foi concebido com a missão de atrair a atenção de produtores, processadores, exportadores, distribuidores e importadores de todas as partes do mundo, apresentar tecnologias de processamento, além de oferecer serviços essenciais para o comércio, importação e exportação de produtos, aprimorar os mecanismos de transporte e promover uma ampla rede de negócios no setor de frutas, legumes e verduras.

A primeira edição da FRUIT & LOG acontece de 8 a 10 de setembro, no Expo Center Norte-SP, e é fruto da iniciativa conjunta da Francal Feiras, uma das mais importantes promotoras de negócios do País, e do Instituto Brasileiro de Frutas – Ibraf, entidade representativa do setor.