CARNES

Bertin investe em nova fábrica em Campo Grande



19.10.2009 - 05:17

A Bertin investiu R$ 138 milhões em sua nova planta de abate e desossa em Campo Grande (MS).  Localizada em um terreno de 1,7 milhão de m² e com área construída de 900 mil m², a unidade tem capacidade total de abate de 4 mil cabeças/dia de gado. A Companhia anunciou ainda montante de R$ 50 milhões para construir nova fábrica para produção de alimentos industrializados supergelados na capital sul-matogrossense.
As obras da unidade de supergelados devem começar em breve e gerar 500 postos de trabalho. A planta está prevista para entrar em operação no primeiro trimestre de 2010, quando serão empregadas 800 pessoas na linha de produção. Os supergelados são produtos voltados principalmente ao varejo, como hambúrgueres, almôndegas, quibes, carpaccios, etc.

A planta deverá utilizar matéria-prima vinda da própria unidade de abate de Campo Grande e também de carnes vindas de estados da região Norte . A Bertin planeja transformar Campo Grande em um  complexo industrial, com a construção de uma unidade de carne cozida congelada no segundo semestre do próxoimo ano, para produzir carne moída, compactados, cubados cozidos, entre outros.
O complexo industrial de Campo Grande foi concebido para garantir economia de água, baixa geração de efluentes e máxima eficiência energética. Funciona com um sistema de controle de energia que possibilita monitorar os gastos e reduzir a potência dos compressores, de acordo com o consumo dos equipamentos. O sistema de vapor mantido pelas caldeiras é abastecido com o bagaço da cana-de-açúcar.  A planta também tem estações de tratamento de efluentes, que permite o lançamento de efluentes líquidos no meio ambiente com alto grau de pureza.