LÁCTEOS

Obra tem dados atualizados de C&T para o setor



21.07.2017 - 02:46
em

Adriano G. Cruz, Carlos Augusto F. Oliveira, Carlos H. Corassin e Patrícia B. Zacarchenco, com organização de Cruz, desenvolveram o livro “Processamento de Produtos Lácteos: Queijos, Leites Fermentados, Bebidas Lácteas, Sorvete, Manteiga, Creme de Leite, Doce de Leite, Soro em Pó e Lácteos Funcionais” pela editora Elsevier. A obra traça um panorama completo sobre o tema e apresenta conceitos didáticos, especificamente aqueles produzidos pelas diversas transformações às quais a matéria-prima láctea é submetida, como fermentação, desnate e coagulação.

Não há nenhuma obra em língua portuguesa na área de processamento de produtos lácteos como esta, explica o organizador do livro, Adriano Cruz. “Obedecer rigorosamente os parâmetros inerentes em cada etapa do processo é fundamental para que o produto tenha vida de prateleira comercial e mantenha suas características organolépticas, como aroma, sabor, textura, aparência, muito valorizadas pelos consumidores”, acrescenta.

A obra é voltada principalmente a estudantes de Ciência dos Alimentos e também para os profissionais envolvidos nas etapas de processamento de produtos lácteos (queijos, leites fermentados, sorvetes, entre outros). As empresas brasileiras da área de laticínios transformam anualmente quase metade da produção de cerca de 17 bilhões de litros de leite em produtos lácteos diversos para consumo direto ou para uso como ingrediente pelas indústrias de alimentos em geral.