ORGÂNICOS

Luciana Juhas lança livro dia 28



25.11.2016 - 12:04
em

Especialista em Comunicação Corporativa, a jornalista Luciana Juhas lança na próxima segunda-feira, 28 de novembro, o livro “Orgânicos: Marcos, Desafios e Comunicação”, pela LCTE editora na Livraria da Vila, localizada na Rua Fradique Coutinho, 915, no bairro da Vila Madalena em São Paulo. A autora acompanha o mercado de orgânicos desde 2002, ano da criação de sua agência Galeria de Comunicações. A obra traça o desenrolar e desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos e sustentáveis através de fatos históricos e de toda a regulamentação necessária para a produção destes alimentos, além dos pioneiros do setor que ousaram investir em produtos mais saudáveis e com uma agricultura com preocupação ambiental.

O livro surgiu de diversos trabalhos realizados pela Galeria de Comunicações que produziu rico acervo sobre o mercado de orgânicos e sustentáveis nos últimos 15 anos. O pano de fundo da publicação é a comunicação: como ela foi, e ainda é, fundamental no processo de conscientização e de transformação da sociedade ao disseminar e enraizar os conceitos da produção limpa, livre de agrotóxicos e de outros venenos que contaminam o meio ambiente e os alimentos, afetando a saúde dos consumidores e a própria existência do planeta. “A Galeria foi criada sob o conceito da sustentabilidade em seus amplos aspectos e sempre teve como foco maior prestar serviços para organizações que comungassem desses mesmos ideais. Assim, acompanhamos e colaboramos na construção da história do setor e nada mais natural que toda essa experiência e o nosso acervo, que foi atualizado com pesquisas e entrevistas com personalidades relevantes do mercado, se tornassem um livro, que é a continuidade do nosso trabalho de ampliar o acesso a esse mercado. O crescimento desse setor representa preservação do meio ambiente, alimentação saudável na mesa das pessoas e animais criados dentro das melhores regras de bem-estar”, observa a autora. Para o ambientalista Fábio Feldmann, a publicação traz “informações imprescindíveis, depoimentos importantes, além da própria trajetória da autora”, o que tornam “a experiência (da leitura) saborosa e instigante”, como ele afirma no prefácio do livro de Luciana Juhas. Na contracapa, Dal Marcondes, do Instituto Envolverde, ressalta: “Ao navegar pela história da cultura orgânica no Brasil a autora nos revela personagens e organizações que levaram a produção limpa às suas primeiras conquistas. E estabeleceram os padrões de excelência para a construção de um novo e promissor mercado de alimentos. É uma leitura fundamental para agricultores, comunicadores e ambientalistas”.

O lançamento traz figuras importantes para o desenvolvimento do setor, como todo o processo de regulamentação, relatados em um depoimento exclusivo do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, bem como por entrevistas com José Pedro Santiago, primeiro presidente da Câmara Setorial de Agricultura Orgânica criada no âmbito da Secretaria Executiva do Ministério e um dos fundadores da AAO, e Rogério Dias, funcionário de carreira do Mapa na época e atualmente seu coordenador de Agroecologia. A regulamentação de orgânicos é atrasada em relação a países europeus e aos Estados Unidos, entretanto o mercado vem crescendo a cada ano. O faturamento deve chegar a R$ 2,5 bilhões em 2016.

Na ocasião do lançamento haverá debate entre as 19h45 e 20h30 sobre as perspectivas do mercado de produtos orgânicos e sustentáveis com personalidades que ajudaram a construir o setor no Brasil e contribuíram com o livro. Entre os convidados estão o engenheiro agrônomo José Pedro Santiago, que conduziu todas as discussões e trabalhos para a elaboração das principais leis e regulamentações da produção orgânica do país; Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil, o programa de promoção internacional de produtos orgânicos e sustentáveis fomentado pela Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos; Maria Beatriz Martins Costa, que trouxe a feira mundial BioFach para o Brasil , e atualmente promove o Green Rio; Alexandre Harkaly, um dos fundadores e diretor-executivo da maior certificadora de orgânicos do Brasil, o IBD Certificações; e Hélio da Silva, executivo da Native, primeira empresa brasileira a produzir açúcar orgânico e hoje maior produtora mundial de álcool e açúcar orgânicos. Das 18h30 às 21h30, Luciana distribui autógrafos do livro “Orgânicos: Marcos, Desafios e Comunicação”, que estará à venda nas lojas físicas e virtuais da Saraiva, Livraria Cultura e Livraria da Vila.

 

Livro : “Orgânicos: Marcos, Desafios e Comunicação”.

Editora LCTE

Autora : Luciana Juhas

Lançamento : 28 de novembro

Local : Livraria da Vila, localizada na Rua Fradique Coutinho, 915.

Horário : Entre 18h30 e 21h30