ALIMENTOS FUNCIONAIS

Chef e médica lança obra como prevenção



07.01.2016 - 03:22
em

A chef de cozinha italo-brasileira Letícia Vilardo e a médica especialista em medicina preventiva e integrativa Dayse Caldeira lançaram o livro “Alimentos Funcionais, a prevenção começa na mesa”, pelo selo Vital, pertencente à Editora Pandorga. As duas autoras uniram expertise para contar de forma didática e linguagem acessível as características dos alimentos funcionais (ou saudáveis) e seus benefícios para a saúde.

O livro traz receitas elaboradas pela chef Letícia e instiga os leitores a criar pratos livres de antinutrientes, substituindo alimentos nocivos por outros mais saudáveis, sem ter que abrir mão do sabor. “O fato de trabalhar com gastronomia sempre me fez enxergar o alimento de modo peculiar. Na verdade, quando observo determinado alimento, seja ele um tomate ou um pedaço de carne, reflito no trajeto que ele percorreu para chegar às minhas mãos, não só da horta à mesa, mas no aspecto histórico de como aquele alimento se disseminou e passou a compor nosso cenário alimentar. Outro aspecto importante é o sabor que ele tem, sua textura, a maneira que se comporta no palato, combinado com este ou aquele ingrediente. Chamo este processo de interpretação do alimento”, comenta Letícia.

Os alimentos funcionais, chamados também de medicamentos naturais, fazem parte de uma nova concepção de alimentos, lançada no Japão na década de 1980, por meio de um programa de governo que tinha como objetivo o desenvolvimento de alimentos saudáveis para uma população que envelhecia, porém apresentava grande expectativa de vida. Para a médica Dayse Caldeira, “A saúde começa com as suas escolhas alimentares. Mudar os hábitos é mais do que cuidar de uma doença, é prevenção”. A questão não é deixar de comer, mas saber escolher os alimentos corretos, que além de alimentar, serão benéficos ao organismo”, conclui Dayse.