GASTRONOMIA

Bianca Chaer lança "Comida de Rua"



26.03.2015 - 04:49
em

Bianca Paulino Chaer, jornalista especializada em gastronomia, lança, dia 27 de março, na Livraria da VilaFradique Coutinho a partir das 19h, o livro “Comida de Rua – o melhor da baixa gastronomia paulistana”. A autora quis desmistificar que as opções gastronômicas nas ruas se resumam ao pastel oleoso de feira ou ao cachorro-quente feito com “salsicha de água suja”.

Em 2012, Bianca decidiu ir para rua e conhecer o que São Paulo oferecia em matéria de comida de rua. O livro traz um mapeamento da cidade e apresenta uma descrição detalhada de cerca de 38 barracas tradicionais e food trucks selecionados, com comentários sobre os pratos servidos e fotos exclusivas. Atualmente, São Paulo vive a tendência dos food trucks. No livro, Bianca reuniu em um só lugar o melhor da comida de rua tradicional, incluindo opções triviais como um espetinho de carne, tapioca e pastel de feira, e os modernos trucks, que oferecem sugestões mais elaboradas, como lula cozida a vácuo em baixa temperatura com mandioquinha, alho e tomates assados, brócolis e farofa de milho ou pratos da culinária internacional: temaki, falafel e porchetta.

Para facilitar a vida do leitor, a autora separou as barracas e os trucks entre “Por onde começar” – capítulo que reúne alguns de seus favoritos –, “Os clássicos da rua” –com comida simples e deliciosa –, “Outras gostosuras” – opções diferentes provadas e aprovadas –, e “Mais delícias pelo caminho” – com doces e bebidas para completar a refeição. Além disso, o livro traz uma lista de festas típicas da cidade, feiras tradicionais e eventos. A obra não é apenas um guia gastronômico, mas local de contos e histórias de pratos, cozinheiros  e a origem das receitas.

Bianca Paulino Chaer, 22, é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, trabalha com gastronomia desde 2012 e passou por redações como a de Veja Comer & Beber e Guia 4 Rodas antes de ser convidada para integrar a equipe da Coentro Comunica. Seu projeto de conclusão de curso, também sobre comida de rua, recebeu prêmio de melhor trabalho acadêmico no XVII Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronomia, da Câmara Municipal de São Paulo, em 2014. Este é seu primeiro livro.