GASTRONOMIA

Arte da Cozinha Brasileira ganha prêmio



03.12.2015 - 10:51
em

No último dia 25 de novembro, a Academia Internacional de Gastronomia, entidade reconhecida mundialmente, com sede em Paris, e a Associação Brasileira de Gastronomia, conferiram o Prix de la Littérature Gastronomique 2015 para o livro “Arte da cozinha brasileira”, de Rosa Belluzzo e Leonardo Arroyo, publicado pela Editora Unesp.

A Associação Brasileira de Gastronomia conferiu ainda seis honrarias a destaques da gastronomia brasileira durante a recepção na Escola de Culinária Laurent: Grand Prix de l’Art de la Cuisine: Chef Alex Atala; Prix Chef de l’Avenir: Chef Rodrigo de Oliveira; Prix au Sommelier: Chef Manoel Beato; Prix de la Littérature Gastronomique: Rosa Belluzzo e Leonardo Arroyo (in memoriam); Prix Multimedia: Carlos Alberto Dória; e Nomeação como Acadêmico Maestro da Arte: Chef Laurent Suaudeau. Rosa Belluzzo já foi agraciada com o mesmo prêmio em 2010 pelo livro “São Paulo: memória e sabor”, também publicado pela Editora Unesp em 2008.

Arte da cozinha brasileira

O livro “Arte da cozinha brasileira” é um grande dicionário com termos utilizados na cozinha brasileira, onde parte de seus mais de três mil verbetes não consta dos dicionários regulares da língua portuguesa. Alguns dos termos usados foram pinçadas em dialetos indígenas e africanos e em documentos bibliográficos hoje raros, tarefa iniciada por Leonardo Arroyo nos anos 1960.

Recentemente, a pesquisadora Rosa Belluzzo decidiu revisar e complementar o trabalho de Arroyo, falecido em 1986. “Procurei arrematar definições incompletas, incorporar palavras que à época não eram usuais, acrescer novos sentidos para termos já utilizados; meu objetivo, enfim, foi revisitar o léxico compilado por Arroyo, preservando seu conteúdo, mas não descurando o presente e a própria dinâmica transformadora da língua e da cultura”.

O livro mostra a evolução do vocabulário na gastronomia nacional, particularidades e curiosidades originárias das culturas europeia, africana e indígena.

Leonardo Arroyo (1918-1986) foi jornalista, contista, ensaísta, autor de livros infantis e poeta. Integrou a Comissão de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e dirigiu o Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo. A Editora Unesp também publicou, de sua autoria, Literatura infantil e brasileira (2011). Rosa Belluzzo é bacharel em Ciências Sociais pela USP, pós-graduada em Cooperação Cultural Ibero-americana pela Universidade de Barcelona e pesquisadora na área de antropologia cultural e história da alimentação. De sua autoria, a Editora Unesp publicou “São Paulo: memória e sabor” (2008), ganhador do Prix de la Littérature Gastronomique 2010, e “Machado de Assis: relíquias culinárias” (2010), obra premiada com o Jabuti em 2011. Maiores informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: www.editoraunesp.com.br