PÃES

Padaria Brasil conta história e receitas do segmento



28.11.2013 - 01:44
em

No próximo dia 05 de dezembro será lançado o livro “Padaria Brasil”, de autoria do chef Luiz Farias, na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Higienópolis. A obra traz receitas, histórias, conceitos, matérias-primas e profissionais que constroem o perfil da panificação no Brasil.

“Padaria Brasil” é resultado de um ano de pesquisa do especialista e tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Ingredientes e Acessórios para Alimentos (Abiepan) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), responsáveis pelo projeto Brasil Foodservice, criado para estimular as exportações do segmento.

Luiz farias explica a evolução do modelo de padaria no Brasil  e a variedade de equipamentos, utensílios e processos fundamentais na panificação moderna. A publicação trilíngue (em português, espanhol e inglês) já foi apresentada no exterior na IBIE, feira mundial da indústria realizada em Las Vegas (EUA) em outubro. “A obra contribui com informações valiosas para profissionais iniciantes, consolida as informações dos mais experientes e reúne toda a base para a abertura de um negócio de sucesso no segmento no Brasil”, descreve Luiz Farias.

O livro apoia o projeto Brasil Foodservice, cujo objetivo é estimular as vendas externas do segmento. O projeto, resultante de convênio da Abiepan com a Apex-Brasil, prevê investimentos de R$ 5,9 milhões até 2015 em ações de promoção para ampliar as vendas para o mercado internacional. “A obra ajudará a levar o universo da padaria brasileira para fora do país”, explica Paulo Cavalcante, presidente da Abiepan. Além dos 5 mil exemplares impressos, a obra, publicada pela LMA Editora, também estará disponível em aplicativo digital para acesso por smartphones e tablets. O livro tem 252 páginas.

Luiz Farias foi eleito Master Chef Profissional 2013 e teve seu livro Confeitaria Nacional premiado pela Gourmand Cookbook Awards como Melhor Livro Brasileiro de Confeitaria em 2011.