OBRAS

Estudo da USP sobre carne bovina vira livro



23.11.2012 - 02:43
em

Um grupo de professores e pesquisadores da USP desenvolveu o estudo “Caminhos da Pecuária – Estratégias para a Cadeia Produtiva da Carne Bovina no Brasil”, publicado com título homônimo, pela Editora Atlas. O livro é voltado para pecuaristas, agricultores, executivos, empresários, pesquisadores, estudantes e outros profissionais que lidam com o agronegócio, especialmente na área agropecuária.

A publicação é uma tripla parceria entre a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, o Centro de Pesquisa e Projetos em Marketing e Estratégia (Markestrat) e a Scot Consultoria. A obra dividida em seis capítulos e com prefácio do ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcus Vinícius Pratini de Moraes onde mostra um mapeamento e a quantificação da cadeia da carne bovina. Além disso, o livro inclui ainda análises sobre “o consumidor e as estratégias de captura de valor na cadeia da carne bovina”, e “a produção pecuária no Brasil”. Fatores como a concentração no varejo e questões que envolvem meio ambiente e sustentabilidade também são abordadas. O capítulo final é destinado ao desafios e agenda estratégica da cadeia produtiva.

O trabalho de pesquisa durou oito meses, envolveu cerca de vinte pesquisadores direta ou indiretamente e foi encomendado pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec). A organização é do professor da FEA-RP, Marcos Fava Neves. Foram realizadas consultas e visitas a empresas e Universidades para levantar dados e informações, além de muitos debates com executivos e representantes do setor.