INGREDIENTES

Puratos lança ingrediente para desenvolvimento de sobremesas



16.06.2010 - 11:18

O novo lançamento da Puratos, que será apresentado na Fipan, tem prazo de validade maior que a maioria dos ingredientes, Cryst-o-fil® apresenta menor complexidade em produções de grande escala e a possibilidade de produção em série mais longa, já que os produtos prontos podem ser armazenados em temperatura ambiente por muito mais tempo na cadeia de abastecimento. Disponível em blocos de chocolate pré-temperados (amargo, ao leite e branco), diminui também as fases do processo de produção e, devido a sua estabilidade, reduz riscos microbiológicos.

Cryst-o-fil® também possui grande flexibilidade, pois é um recheio à base de chocolate em que diversos ingredientes podem ser acrescentados (como calda de açúcar, calda de glicose, açúcar fondant, licores ou cremes de frutas). Como não há atividade de água na base do recheio, Cryst-o-fil® pode ser misturado com recheios crocantes secos que permanecem crocantes ao longo de toda a vida útil do produto final.

Encontrar o equilíbrio perfeito entre sabor e validade tem sido um desafio constante quando se trata de recheios de chocolate, mas normalmente um é favorecido à custa do outro. Nos recheios convencionais prontos, feitos com óleos vegetais hidrogenados, esse desequilíbrio é facilmente observado. Embora estes cristalizem com facilidade e garantam o aumento da validade do produto, a desvantagem é que muitas vezes conferem um sabor de cera ao produto final. Além do mais, seu alto teor de ácidos graxos trans pode aumentar os níveis de LDL, ou "mau" colesterol.

Mas agora o Cryst-o-fil® oferece uma solução, e seu uso é indicado para uma grande variedade de aplicações. Produzido com “O Genuíno Chocolate Belga” da Belcolade, gordura anidra de leite e óleos vegetais refinados, essa linha possui vantagens adicionais por conter menos de 2% de gordura trans-saturada (e gorduras não hidrogenadas). Atualmente, várias indústrias e supermercados acreditam que esse seja um requisito importante. As bases utilizadas nos recheios derretem rapidamente e proporcionam sabor e textura iguais a qualquer recheio tradicional feito com creme de leite ou manteiga – com a vantagem adicional de ter um prazo de validade ainda maior.

Apresentado recentemente no mercado mundial, o Cryst-o-fil já teve reconhecimento mundial com a premiação do Chocobello, produto da empresa alemã Edelmann & Paulig elaborado com Cryst-o-fil, que ganhou o Prêmio Inovação Sweetie 2010, na categoria “revelação”, da revista The Food Review.