PÁSCOA

Indústria de chocolates apresenta suas novidades para a Páscoa 2010



01.03.2010 - 03:15

Para evidenciar o principal ícone da Páscoa no Brasil, o ovo de chocolate, a ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim, Balas e Derivados) promoveu a primeira edição do Salão da Páscoa, onde as maiores empresas produtoras de chocolate apresentaram seus principais lançamentos para o período.

Em 2010, vários fabricantes desenvolveram tecnologias para trazer o chocolate em formatos diferentes do habitual. Para agradar aos diferentes consumidores, as opções serão muitas, tanto nas cascas quanto nos recheios. Castanhas, amêndoas, avelãs e até cookies, entre outras, foram misturados às fórmulas dos chocolates. Somam-se ainda os ovos trufados, com mousse, ou cujas cascas reproduzem sabores consagrados em tabletes, barras e bombons já conhecidos do público.

“A indústria está sempre em busca de novidades para atender todas as necessidades do público. É crescente o número de ofertas para as pessoas com restrições de dieta. Há novidade diet, light, feito com soja e até sem açúcar e sem lactose. Já os aficcionados por chocolate amargo poderão se deleitar com ovos com concentração de cacau acima de 50%”, afirma Luiz Felipe Rego, vice-presidente da área de Comunicações da ABICAB.

Além das novidades nos sabores, as empresas fabricantes deram atenção especial também às embalagens, modernizando as estampas, e trazendo novos materiais como caixas acrílicas e latas decoradas.

As empresas que participaram do Salão de Páscoa apresentaram suas novidades, que seguem:

 

Arcor

A empresa apresenta 36 ovos de Páscoa, dentre os quais se destacam as novidades voltadas para o  público infantil e juvenil, como a linha Tortuguita e os ovos com licenças da Disney, Cartoon Network e Turma da Mônica. Um dos grandes diferenciais que a marca trará será a qualidade dos brinquedos que vem dentro dos ovos, como um gravador que distorce o som da voz. A Arcor tem expectativa de crescimento de 10% nas vendas de ovos de Páscoa para este ano.

 

Bauducco

Com a expectativa de crescer 15% em relação a 2009, a empresa apresenta dois lançamentos: a Colomba Edição Especial 580g (Colomba com gotas de chocolate, creme e cobertura de chocolate) e a Colomba Mousse 500g (massa de chocolate com recheio de mousse). “Os lançamentos vão impulsionar o crescimento de vendas da categoria. Devem surpreender mais do que no natal, já que na Páscoa o apelo de chocolate é muito grande”, afirma Rodrigo Mainieri, gerente de produtos sazonais da empresa. Além das novas colombas, a empresa traz esse ano uma coleção de latas de Colomba para presentear.

 

Brasil Cacau

A chocolateria traz 19 novos produtos para a Páscoa, como o Ovo Meio a Meio (metade chocolate branco, metade ao leite) e os Ovos com cascas recheadas, como o Ovo Dinda, recheado com marshmallow, Ovo Trufas, recheado com Trufas, e os Ovos Doces Caseiros, sendo um recheado com Beijinho e outro com Brigadeiro. O Ovo Diet é uma novidade para um público específico, assim como o Ovo Passarela 70% Cacau. Para as crianças, o principal lançamento é o Kit Infantil Sítio do Picapau Amarelo, que vem com um copo. A empresa busca sempre marcar a brasilidade em seus produtos como um diferencial.

Cacau Show

A empresa espera um crescimento de 50% no faturamento somente para a Páscoa 2010. Para a data serão 60 itens na linha, sendo 14 lançamentos. Entre os destaques está a linha Dreams, com ovos de chocolate ao leite com casca recheada de trufa, que este ano ganha dois novos sabores: 55% Cacau e Creme de Cereja. Além disso, a empresa traz o ovo da linha Montebello, com a casca recheada de marshmallow; inova com o Ovo Explosivo, exclusivo no mercado e fabricado com chocolate ao leite e açúcar explosivo; e com o Ovo Mais Leite, que possui 28% de cacau e mais que o dobro de leite dos outros chocolates da marca.

 

Ferrero

Para a ocasião, a Ferrero preparou dois lançamentos para a Páscoa do consumidor brasileiro: Ovo Ferrero Colection e Kinder Ovo Friends (exclusivo para a região Sul); e traz três produtos já conhecidos, mas com versões exclusivas: o Kinder Ovo Série 2010 e Coelhinhos Equilibristas, o Kinder Ovo Maxi e o Kinder Ovo Magic. A novidade para este ano é que os produtos vêm com coleções novas e surpresas para montar exclusivas.

 

Garoto

A empresa preparou para esta Páscoa uma renovação de 80% em seu portfólio. Dentre as novidades estão os miniovos Serenata de Amor e Baton, com um tubinho com 3 unidades do produto. Um produto que deve ganhar evidência é o ovo Garoto Cacau da Amazônia, que é elaborado com cacau proveniente da Bacia Amazônica e vem no formato da fruta cacau. A marca Serenata de Amor também vem em ovo com 450g no formato do bombom e com dupla camada (chocolate ao leite e creme de castanha-de-caju) e na versão Serenata de Amor Joia, com um pingente em forma de coração com strass. Para as crianças também há muitas novidades, como o Ovo Baton de chocolate branco e ao leite, e o Baton Hopi Hari, que vem com um passaporte para o parque, além de diversas licenças.

 

Hershey´s

A marca apresenta seu portfólio com o lançamento de produtos exclusivos em três frentes: as barras, os chocolates com recheio e os itens para presentes. A empresa ainda não trabalha no Brasil como Ovos de Páscoa, mas mesmo assim trouxe alguns lançamentos para aumentar as vendas no período.

Uma das maiores novidades é o Hershey´s Air, chocolate aerado que entra no mercado para disputar com uma única marca líder. Outro grande lançamento é o Hershey´s Paçoca, chocolate ao leite recheado com paçoca. As outras novidades envolvem versões especiais de embalagens, como caixas de bombons para presente.

 

Kopenhagen

Com expectativa de aumento de 18% nas vendas de produtos de Páscoa, a empresa preparou para os clientes uma promoção que premiará  cem clientes com um ano de chocolates Kopenhagen e uma viagem à nova fábrica do Grupo. A chocolateria aposta no Ovo 4 Clássicos, que reúne Língua de Gato, Lajotinha, Chumbinho e Nhá Benta, com um ovo dentro do outro. O Ovo Nhá Benta Coco também é uma das novidades para esta Páscoa, assim como o Ovo Creme de Avelã e o Ovo Damasco, com pedaços de castanha de caju e damasco. Outra grande aposta é o trio de Ovos Origem, que contém três ovos elaborados a partir das favas originárias da Ilha de Madagascar, Gana e Equador.

 

Lacta

A marca oferece na Páscoa 2010 uma linha de 47 produtos, sendo 16 lançamentos divididos entre as linhas adulto e infantil. Dentre os destaques desse ano está o Ovo Lacta Delice, ovo com casca recheada com trufa e avelãs. Além dele, a Lacta lança o ovo Bis Formato Bis Laka e o Sonho de Valsa em formato bombom (400g), o Sonho de Valsa 3 Sabores e o Ovo Lacta Chicabon. Na linha infantil, os destaques ficam para os ovos A Era do Gelo 3, a linha de ovos Ben-10, os ovos Hot Wheels e Spiderman e os ovos Barbie e Hello Kitty. Para as adolescentes, a novidade é o ovo Lacta Capricho.

A empresa também renovou pelo quinto ano uma parceria com a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), na qual doará parte da renda obtida com a venda do ovo de chocolate ao leite e dos coelhinhos de chocolate da linha Lacta Pascoal/AACD para a instituição.

 

Mars

A Mars preparou lançamentos das suas marcas M&M´S e TWIX para o período. A edição limitada de M&M´S chocolate branco, em embalagens de 40g, 80g e 160g é o principal destes, que traz os confeitos em tons pastéis.

Já para a marca TWIX, a novidade são as duas novas versões do chocolate em TWIX Trilogia, uma caixa mix que, além do TWIX Original, inclui o TWIX Tripe Chocolate, com a receita de biscoito e caramelo de chocolate, e o TWIX Frutas Vermelhas, com biscoito sabor chocolate e caramelo com sabor de frutas vermelhas. Diferente dos últimos anos, M&M´S também terá no mercado uma opção de ovo de Páscoa, resultado de uma parceria com a Top Cau, em que licenciou a marca para a produção do ovo M&M´S chocolate ao leite, coberto com o confeito mini.

 

Munik

A empresa tem expectativa de crescimento de vendas em 5% para esta época, e terá uma produção de cerca de 300 toneladas para suprir esta necessidade.

A chocolateria preparou para esta Páscoa três lançamentos: o Ovo Municookies ao leite e flocos ao leite, com drágeas de flocos ao leite; o Ovo Prime Amêndoa, que vem recheado com mousse de chocolate ao leite e amêndoa; e a Caixa 4 Amores, que seleciona quatro Ovos recheados, com 145g cada um, nos sabores Mousse ao Leite, Ovo de Coco, Ovo de Amêndia e Ovo Crocante Half.

 

Nestlé

A Nestlé apresenta diversas opções para a Páscoa, envolvendo tanto a ampliação de linhas quanto itens inéditos. Além de investir em suas marcas tradicionais como Nestlé Classic e Alpino, a empresa lança mini ovos Suflair para a data. Há também novidades na linha de chocolates Super Premium com Nestlé Gold, feito com chocolate ao Leite Suíço. Para atender os consumidores com restrições alimentares, a Nestlé manteve o Ovo Nestlé Classici Diet (sem açúcar) e o Ovo Sollys (sem lactose e feito a base de soja) e trouxe o Nestlé Classic Zero, ovo meio amargo sem adição de açúcares, 0% lactose e 50% cacau.

 

Neugebauer

A Neugebauer traz um portfólio especial para a Páscoa 2010, trabalhando em cima de seus produtos mais tradicionais, como os bombons Amor Carioca e Noite de Gala, os confeitos Bib´s, a barra de chocolate Preto e Branco, o chocolate Napolitano, os tabletes Refeição e Stikadinho e a caixa de bombons Lembranças.

 

Top Cau

Neste ano a empresa planeja produzir sete milhões de unidades – índice 2% maior que 2009, e já conquistou licenciamentos das marcas Toy Story, Pica-Pau, M&M´S, Padrinhos Mágicos e Maisto Internacional (fabricante de carrinhos em miniatura) para a Páscoa 2010.

Com 15 opções de personagens e marcas, os ovos licenciados representam 60% da produção da empresa.

Outra novidade da marca é o aumento da produção dos ovos com peso superior a 150g, sentindo ser esta uma tendência do mercado.

 

Village

A Village se prepara para a Páscoa com ovos em novos tamanhos, bolos pascais e opções de presentes em latas, e com isso espera crescer 10% em relação ao mesmo período de 2009.

Dentre os lançamentos está o Ovo Looney Tunes com embalagem nas cores do Brasil, apostando na Copa. Para as crianças, os ovos Looney Tunes trarão diversos brinquedos e os personagens do desenho.

Para os adultoes, um dos lançamentos é o Ovo Mont Negro, que contém maior adição de licor de cacau, gerando uma maior cremosidade.