VINHOS E ESPUMANTES

Vale dos Vinhedos bate recorde de visitação em outubro



23.10.2015 - 03:32

Localizado na Serra gaúcha, o Vale dos Vinhedos já recebeu mais de 310 mil turistas até outubro de 2015, segundo números da Associação dos Produtores de Vinhos Finos (Aprovale). A associação faz levantamento mensal sobre as visitas e, este ano, a média é de quase 26 mil turistas por mês até a primeira quinzena de outubro.

O local virou ponto turístico e gastronômico por conta de sua variedade de vinhos e espumantes. A marca deste ano já supera a de 2014, quando foi registrado recorde de visitação, com a presença de 294.966 turistas no ano, 4% a mais que em 2013. Os meses de inverno continuam sendo os preferidos pelos visitantes, que encontram na estação as paisagens dos parreirais em descanso e um clima adequado para o consumo de vinhos encorpados e gastronomia farta. Durante o mês de julho, foram contabilizados mais de 52 mil visitantes, que desfrutaram de programações especiais para a estação mais fria do ano. A celebração da cultura italiana, as degustações e as visitas às vinícolas que fazem parte do roteiro foram alguns atrativos do período.

Entre os meses de Janeiro, Fevereiro e Março (verão), quando a Vindima ainda está em pleno vapor, foram contabilizados 79.629 visitantes de todas as partes do Brasil. Com atrações diversificadas, a Vindima no Vale dos Vinhedos vem ganhando espaço na agenda dos visitantes, que descobrem os prazeres do Vale a cada taça de espumante degustada.

O Presidente da Aprovale, Márcio Brandelli, destaca com alegria característica da região a importância do aumento do número de visitantes. “O público está se rendendo ao nosso Vale, e isso só nos estimula a trabalhar cada vez mais para que o turista se sinta em casa em todos os nossos empreendimentos. Com a colaboração dos associados da Aprovale, batemos a meta estipulada em 2014, que era superar a marca dos 300 mil visitantes em um ano. E ainda estamos em outubro. Muitas atrações irão ocorrer até o final do ano e empreendimentos cada vez mais diversificados vão surgindo. O Vale dos Vinhedos hoje se mostra uma opção para todos os gostos e públicos”, comemora Brandelli.

Desde 2001, a Aprovale registrou um crescimento de 6,5 vezes sobre os 45 mil visitantes iniciais. Atualmente, a região está consolidada como uma das mais importantes rotas enoturísticos do Brasil, reunindo paisagens bucólicas, gastronomia acolhedora e, é claro, vinhos de excelente qualidade.

Foto : Letícia Pereira