GASTRONOMIA

TAP oferece cardápio gourmet durante vôos



23.02.2011 - 06:28

A empresa aérea TAP, após realizar pesquisas com os passageiros frequentes do Brasil e da Europa, mudou seu cardápio servido a bordo das aeronaves, buscando agradar seus passageiros com um novo serviço de catering.

As pesquisas constataram que a culinária brasileira desperta um interesse cada vez maior e os passageiros estrangeiros gostam de encontrar a bordo pratos diferentes, bem temperados, com ingredientes frescos e com um toque regional.

A companhia dedica ao mercado brasileiro um chef exclusivo, Danio Braga, para criar e supervisionar a execução de todos os pratos embarcados em seus voos saindo das nove cidades do Brasil para a Europa. Um dos destaques do cardápio atual é o Robalo com pérolas de tapioca e arroz de brócolis, servido nos voos saindo de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Outros pratos de destaque são a Paleta de cordeiro com arroz de caju, a Moqueca de camurim com arroz de coco ou o Parmentier de filé de carne de sol, que é servido nos voos do nordeste.

Entre as sugestões, também estão as Sopas de feijão branco com molho bisque e nos amusebouches, que levam palmito, castanha de caju e queijo coalho. Nas sobremesas, a presença do Brasil ainda é forte: o Manjar de caju, a Mousse de capim santo, o Minibolo de castanhas do Pará ou o Bolo Souza Leo.

Dada a diversidade da alimentação brasileira, o chef da TAP cria anualmente os menus, conforme a região. Em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro traz a cozinha brasileira contemporânea com um toque internacional. No voo de Belo Horizonte, as raízes da cozinha mineira marcam presença. Já em Salvador aparece a culinária baiana, além de muitas outras influências nos voos de Recife, Natal e Fortaleza.

A receptividade dos passageiros é excelente. A habilidade do chef Danio Braga em conhecer a origem da culinária local e adaptar ao paladar internacional tem sido fundamental para esse resultado. No Nordeste, o chef conta com o auxílio do chef César Santos, do Oficina do Sabor em Olinda, para criar e assegurar que as receitas sejam executadas da maneira correta pelos caterings. Segundo a empresa, nenhuma outra empresa aérea tem esse suporte hoje no Brasil.