RESTAURANTES

Restaurante Natural & Tasty lança sushis com arroz integral



28.03.2011 - 03:19

Entre os culinaristas especializados em cozinha oriental, poucos acreditavam que essa junção de ingredientes podia dar certo, dada a dificuldade técnica em se conseguir o cozimento correto do arroz integral de modo que se permita fazer o bolinho do sushi.  Contrariando a maioria, o chef Kiko Hwang, do Natural & Tasty, restaurante localizado no bairro do Jardim Paulistano, em São Paulo, desenvolveu uma opção exclusiva para os adeptos de comida natural e nesse caso, também da “culinária japonesa”. Segundo a empresa, o restaurante se torna a primeira casa da capital a oferecer com exclusividade no cardápio a combinação “sushi de arroz integral”, que além dos ingredientes básicos traz grãos variados como linhaça, quinoa, gergelim, arroz selvagem, entre outros, além de folhas e legumes, que ajudam a manter o bom funcionamento do organismo. 

A novidade poderá ser apreciada, em um primeiro momento, no bufê da casa às sextas-feiras e domingos. Entre os sabores, destaque para o sushi Gunkan de Salmão, com arroz integral e amêndoas.

Nos dias em que fará parte do bufê, a casa contará com um sushiman à disposição do cliente, e o preço do almoço sairá por R$ 28,40 às sextas e R$ 32,90 aos domingos. “O sushi integral tem o mesmo sabor e textura do sushi normal. Porém, quando levado a boca, se desmancha lentamente. É possível perceber no paladar os grãos separadamente”, afirma Hwang.

Enquanto o arroz comum é processado nos moinhos até ficar completamente branco, com isto perdendo mais de 75% do seu valor nutritivo - uma vez que as proteínas estão justamente na película escura que faz o revestimento do grão, o arroz integral é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B.

Suas principais vantagens incluem a redução do risco de disfunções intestinais, auxílio no metabolismo de glicose nos diabéticos, proteção do sistema nervoso, auxílio nas contrações musculares, etc. “Muitas pessoas dizem não conseguir comer o arroz integral, por ele ser mais escuro e feio. Mas quando bem feitinho, ele é muito saboroso e fica bem soltinho. Ele promove uma sensação de leveza ao organismo”, ressalta Kiko.

A crescente popularidade do sushi fora do Japão é sinal de uma tendência mundial. Os tradicionais ingredientes do prato combinam perfeitamente com a inclinação de algumas pessoas em se reduzir o consumo de carne vermelha e carboidratos.

Na sua confecção, alimentos enlatados ou artificiais são evitados e a variedade de ingredientes é surpreendente e agradável. Rico em proteínas e minerais, tais como cálcio, fósforo e ferro, ao se ingerir apenas uma peça de sushi, é possível encontrar boa parte das substâncias necessárias ao bom funcionamento do organismo.