FEIRAS

Anutec Brasil tem mais de 110 expositores



28.07.2016 - 12:15

Voltada ao mercado de processamento de embalagens e tecnologia para a proteína animal, a Anutec Brasil 2016 acontece entre os dias 02 e 04 de agosto, no Expo Unimed, em Curitiba, Paraná. A feira tem o apoio do Curitiba Convention Bureau. Organizada pela empresa promotora de eventos alemã Koelnmesse, a entrada para feira é gratuita, entretanto há a necessidade de cadastro pelo site www.anutecbrasil.com.br. O site também dá acesso à programação paralela que inclui seminários técnicos, palestras, mesas redondas e rodadas de negócios, promovidos pelos principais institutos tecnológicos do Brasil.

A edição 2016 terá a participação de mais de 110 expositores, entre os quais 40 empresas vindas da Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Índia, Áustria, República Tcheca, Nova Zelândia, Holanda, Turquia, Principado de Liechtenstein e França. “Ter a presença de tantas empresas internacionais na Anutec Brasil mostra que somos vistos como mercado potencial no setor da indústria alimentícia. As empresas trarão ao Brasil produtos e lançamentos para atender a demanda do agronegócio brasileiro, e o nosso objetivo como feira de negócios é ajudar a desenvolver o setor com qualidade. Afinal, o Brasil é o maior expositor de alimentos do mundo e a indústria tem que estar atualizada com as exigências técnicas, de qualidade e segurança alimentar exigidas internacionalmente”, declara Denis Steker, Vice-Presidente Internacional da Koelnmesse.

Entre as novidades entre máquinas e soluções em TI, a alemã CSB-System apresentará o conceito de Indústria 4.0 para o setor da alimentação. A empresa afirma que divulgará soluções de software, automação e análise por imagem, com destaque para a visão Smart Food Factory, um método que vai revolucionar a produção do futuro, com sistemas produtivos inteligentes, em que máquinas, instalações e produtos serão capazes de manter uma comunicação contínua. Outra inovação será mostrada pela canadense EnWave, que traz a Radiant Energy Technology (REV), tecnologia de embalagem à vácuo, uma inovação patenteada pela empresa. A EnWave oferece um processo corrente que pode, homogeneamente, remover a umidade de produtos de carne, lácteos, frutas e vegetais em baixas temperaturas, de forma eficiente, rápida e mais barata.

Da Oceania, a inovação vem da Nova Zelândia com a Milmeq. A empresa lançará na Anutec o sistema robótico exclusivo de armazenamento chamado MFAST - Milmeq Fully Automated Stock Transfer. Desenvolvido para grandes companhias de processamento de alimentos primários, o sistema tem como objetivo auxiliar na gestão de volume de trabalho, espaço e economia de tempo no manuseio de materiais. O MFAST assegura a administração completa do estoque por triagem, priorizando, por exemplo, produtos refrigerados ou congelados perecíveis assim que eles entram no gabinete de armazenamento. Isso permite uma gestão eficiente de determinados tipos de produtos para criar palets personalizadas de várias SKUs, de acordo com os requisitos do cliente.

A Sunnyvale apresentará o novo Raio-X modelo XR75, da fabricante japonesa Anritsu, equipamento que proporciona maior resolução na detecção dos contaminantes, além de gerar economia no consumo de energia de até 30%.

O XR 75 A.L.L. (Advanced Long Life Technology) possui detector com resolução de 0.4mm, o que garante melhor desempeno para contaminantes de baixa densidade (vidros e borrachas) e diversos tipos de metais. O equipamento foi desenvolvido para trabalhar em ambientes extremamente agressivos com sistema de refrigeração interno que preserva o funcionamento de seus componentes eletrônicos, ampliando seu MTBF (Mean Time Between Failures) em mais de três vezes em relação aos demais disponíveis no mercado e podendo atingir até 18 mil horas de trabalho. Outro destaque é a facilidade na higienização do Raio-X, com a possibilidade de remoção de partes do equipamento sem uso de ferramentas.

A empresa também reforçará a importância da RDC 14/14 que trata da inspeção alimentar na feira.

A resolução 14/14 da Anvisa trata das melhores práticas nos processos de inspeção e determina um maior controle de qualidade no segmento alimentício. O documento também determina o que deve ser considerado matérias estranhas em alimentos, inclusive águas envasadas, bebidas, matérias-primas, ingredientes, aditivos alimentares e os coadjuvantes de tecnologia de fabricação, embalados ou a granel, destinados ao consumo humano.

Na parte destinada aos negócios, a Anutec Brasil realizará duas ações : Speakers Corner – CEOs e empresários de grandes empresas falam sobre suas experiências e desafios do mercado e a Rodada de Negócios, onde compradores de grandes empresas participarão da Rodada de Negócios Anutec recebendo profissionais e dando a oportunidade de apresentar seus produtos para fechar negócio.

Os seminários, palestras, mesas redondas e rodadas de negócios acontecem paralelamente à exposição da feira nos auditórios do pavilhão e são abertos ao público. Eventos técnicos darão base acadêmica e de pesquisada aplicada para a ANUTEC BRAZIL e serão organizados pelo ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos (Campinas - SP), SENAI Toledo (PR), Instituto Fraunhofer (Europa), FGV - Fundação Getúlio Vargas (SP), Rockwell Automation (Europa), ITT Nutrifor - Instituto Tecnológico em Alimentos para a Saúde (Unisinos – RS). A programação completa da Anutec Brasil 2016 pode ser conferida no site www.anutecbrazil.com.br/ANUTEC-INTERNATIONAL-FOODTEC-BRAZIL/LA-FERIA/Programacao-Paralela/index.php.