APAS 2015

Empresas mostram novidades em feira



07.05.2015 - 02:58

A 31º edição da APAS 2015- Congresso e Feira de Negócios do setor supermercadista, aconteceu entre os dias 04 e 07 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. A seguir, as principais novidades apresentadas pelas empresas:

 

Gomes da Costa

A Gomes da Costa apresentou novas embalagens, com mudanças no rótulo e uma nova logomarca. O objetivo é transmitir o perfil inovador e a expertise da empresa no segmento de pescados enlatados, sem se desfazer dos símbolos que marcaram os seus mais de 60 anos de tradição. “Em pesquisas recentes, os consumidores confirmaram a importância de dar um mesmo destaque no logo a ambas palavras da marca Gomes da Costa e ao chef. Nela, incluímos ainda o desenho de uma onda, representando a experiência em produtos do mar”, explica Luis Manglano, Gerente de Marketing Corporativo da Gomes da Costa. “As mudanças também irão ajudar o consumidor a identificar mais facilmente os nossos produtos nas gôndolas dos supermercados”, conclui Manglano.

Nova logo da Carbonell

A Carbonell, fabricante espanhola de azeite de oliva também mudou visual da marca. O logotipo passou a ter como destaque um coração. O objetivo é conscientizar os consumidores sobre os benefícios dos componentes do azeite para a saúde, além de criar uma relação mais afetiva com a marca. A Gomes da Costa é distribuidora exclusiva da marca Carbonell no Brasil.

Friboi

A Friboi utilizou recursos interativos, como duelo entre chefs de cozinha (disputa que foi decidida pelos visitantes), degustação de pratos, além de uma robô, de tamanho real, que conversava e contava novidades da marca. Os duelos aconteceram em um espaço denominado Cozinha Sob Pressão, onde os chefs Arthur Sauer e Beatriz Buessio, finalistas da 1ª edição do programa, prepararam lanches para o público com produtos Seara e Friboi. Após a experimentação, os presentes apontavam, por meio de plaquinhas, o petisco que mais os agradou. O estande da Friboi teve gôndolas reais com exposição dos produtos das linhas Todo Dia e Reserva, dos cortes de costela e de bandejas. “Utilizamos vários recursos para uma aproximação ainda maior com o nosso consumidor. Também foi uma boa ocasião para estreitarmos relacionamento e apresentarmos as novidades que estarão no mercado em 2015”, destacou Maria Eugênia Rocha, Gerente de Marketing executiva da JBS.

Jasmine

A Jasmine Alimentos, empresa brasileira do setor de alimentos saudáveis e funcionais, reuniu diversas novidades exclusivas apresentadas durante os quatro dias de evento. A intenção foi passar aos revendedores conhecimento para o melhor gerenciamento da categoria e do portfólio de produtos. A empresa apresentou dez novos produtos, entre eles Trail Mix (linha de sementes com castanhas e frutas), dois novos sabores da bebida Biov em pó e a apresentação da nova linha sem glúten “Suply”, com cookies e Cookies+ Sem Glúten. Os novos Trail Mix – Mexicano (temperado com um toque de limão e pimenta) e Marroquinho (com um toque de mel e mostarda) - são novas opções de snacks saudáveis com temperos diferenciados. Outra novidade são os novos sabores do Biov em pó: Cappuccino e Chocolate. Além disso, a Jasmine lançou a linha sem glúten “Suply”, com cookies sabor frutas silvestres e romã e dois novos sabores de Cookies+ Sem Glúten (açaí & chia e cacau & cereais). Aproveitando a ocasião, a Jasmine também apresentiu os produtos da Gerblé. Os itens são ideais para celíacos, pois não possuem glúten nas composições. Biscoitos, cereais, grãos e bolos estão no portfólio da marca e poderão ser encontrados nos supermercados brasileiros a partir do mês de maio.

Golden Foods

A Golden Foods, importadora de batata pré-frita congelada do país, apresentou novidades como flocos de batata, anel de cebola e dois novos tipos de peixes: alabote e polaca do Alasca, além de todas as linhas do portfólio da empresa.

Entre as novidades estão novas embalagens de 1,1kg para ampliar a capilaridade no mercado de varejo. A nova versão é ideal para freezers domésticos, com um tamanho reduzido, mas sem perder a qualidade e crocância da comercializada para o Food Service. Os produtos nesse tamanho novo serão: batatas, vegetais, pescados e flocos de batata. Atualmente a cartela de produtos da Golden Foods apresenta mais de 80 produtos divididos em linhas como batatas pré-fritas congeladas, pescados, proteína animal (carnes bovina e de cordeiro) e vegetais congelados. Até o final do ano serão lançados ao menos 10 novos produtos para todo o mercado nacional.

Stival Alimentos

A Stival Alimentos levou à APAS 2015 a linha Momento Gourmet com a assinatura da marca Caldo Bom em nove opções : Risottos de arroz arbóreo, nos sabores: frango, funghi e quatro queijos;  Massas de grano duro penne e fusilli, nos sabores: frango ao molho, fussili bolognesa, fussili aos quantro queijos e Sopas prontas em 5 minutos nos sabores: canja de galinha, carne com legumes e feijão.

Todos os produtos são oferecidos em copo térmico, com dupla camada para reter o calor e evitar queimaduras. Os produtos podem ir direto ao microondas ficando prontos em alguns minutos. A embalagem é de manuseio simples e funcional e com vantagem adicional sobre os outros produtos refrigerados e congelados. Com os lançamentos a Stival Alimentos que já está na categoria de instantâneos com a inovadora linha Rice Cup, a base de arroz e feijão, pretende atingir 2,8 milhões de unidades vendidas em 2015, fato que acrescentará ao menos R$ 7 milhões à receita de R$ 103 milhões obtida em 2014. A Stival Alimentos possui mais de 300 itens que atendem às necessidades dos consumidores brasileiros em todos os momentos de partilha de suas refeições.

Sapori

A Sapori, indústria de alimentos especializada em molhos e conservas, lançou na APAS 2015 sua nova linha de Geleias Light, com sabores especiais: Tomate com Pimenta, Manga com Maracujá, Damasco, Goiaba e Figo. Já a linha de Ketchups também inova nos sabores Gourmet, Gourmet Hot e Goiaba; o Relish de Pepino, que faz parte da linha de Conservas Agridoces; o sabor Atum da linha de Molho de Tomate; e a Bruschetta na versão Tomate e Atum. A Sapori também expôs produtos nas linhas de Molhos de Tomate, Pimenta, Bruschettas e Conservas – Sott’olio e Agridoces.

“Com a participação na feira, nossa expectativa é de fechar negócios, ampliar networking e encantar cada cliente que visitar o nosso espaço”, afirma a sócia diretora da marca, Angela Rappa.

A Sapori trabalha com matérias-primas e temperos frescos, e não utiliza conservantes, corantes e aromatizantes em suas receitas. Seus produtos são desenvolvidos com o objetivo de serem práticos, saudáveis e saborosos. Instalada em Jarinu, interior paulista, a empresa comercializa seus produtos nas principais redes varejistas da região sudeste do País, entre São Paulo – capital, interior e litoral - e Rio de Janeiro. Alguns produtos também podem ser encontrados em Minas Gerais.

Bunge

A Bunge trouxe na APAS 2015 o novo molho de tomate Salsaretti Gourmet Picante, em edição limitada. O lançamento atende à demanda do mercado de alimentos por opções mais premium. Em 2014, a embalagem em vidro foi a que mais se sobressaiu no segmento de molhos prontos, com 4,2% de crescimento em volume comparado a 2013, segundo a Nielsen. “Cada vez mais o público busca produtos diferenciados e esta inovação chega para tornar as experiências gastronômicas especiais e despertar a criatividade na cozinha. Acreditamos no chef que existe em cada consumidor”, diz Mara Pezzotti, Diretora de Marketing da área de Alimentos & Ingredientes da Bunge Brasil. Salsaretti Gourmet Picante poderá ser encontrado em embalagem de 500 gramas de junho até o fim de 2015. O molho é elaborado a partir de ingredientes selecionados e é livre de conservantes, trazendo generosos pedaços de tomate unidos ao melhor sabor da pimenta.

Outro destaque da Bunge é o programa Soya Recicla, rede de coleta voluntária de óleo de cozinha usado no Brasil. O objetivo é incentivar a sociedade a dar o destino correto ao óleo usado, além de sensibilizar os varejistas a implantarem pontos de coleta em suas lojas. “Este é um dos principais focos da estratégia de sustentabilidade da companhia. Para este ano, nossa meta é aumentar em 50% a quantidade de óleo vegetal recolhido para reciclagem”, afirma Mara Pezzotti. Criado em 2006, o programa já coletou 2.700 toneladas de óleo para reciclagem. Para participar, basta o consumidor descartar o óleo em um dos pontos de coleta e em troca recebe um sabão em pedra feito a partir do produto reciclado.

Além destes destaques, a Bunge promoveu também suas conhecidas marcas de margarinas Delícia e Primor. No Nordeste, a Primor lançará em breve campanha regional com o tema “Primorosa”, além de ações de marketing nas festas de São João. A Etti, com formulações e embalagens modernas de catchup, mostarda e molho barbecue; Salada, que tem óleos e maioneses focadas em sabor e na saudabilidade; e Soya, primeira colocada no mercado brasileiro na categoria de óleo de soja.

“Consideramos a APAS uma excelente oportunidade para fortalecer nossa parceria com o varejo, distribuidores e atacados. Temos um papel importante com nossos parceiros no desenvolvimento do negócio e fazemos isto através de planos estruturados e um calendário de atividades dedicado para cada região, canal e cliente. Nosso modelo é focado no desenvolvimento de negócio a longo prazo, através de estratégias claras e compartilhadas para todas as categorias”, afirma Gerson Francisco, diretor comercial de consumo da área de Alimentos & Ingredientes da Bunge Brasil. Nesta edição, a cozinha gourmet ganhou evidência no estande da Bunge. Nesse ambiente, as reuniões de negócios foram acompanhadas por degustação assinada pelo chef Luiz Farias, da Academia Bunge. Todo o cardápio preparado em tempo real, durante os encontros na cozinha gourmet, com receitas especiais utilizando ingredientes diferenciados do portfólio premium da Bunge.

Os visitantes do estande da Bunge também puderam degustar pães, bolos e outras receitas preparadas com ingredientes Bunge Pro no espaço caracterizado como empório e padaria. Neste local, Andorinha e Cocinero ocupam as gôndolas dedicadas aos azeites, além da marca Cardeal, que traz sua expertise em harmonização de pratos combinando aromas e sabores, para agradar o consumidor com paladar sofisticado e amante da boa gastronomia.