ANUGA 2015

Brasil leva 83 empresas e prevê US$ 1,4 bi em vendas



02.10.2015 - 04:04

A Anuga – Feira internacional de alimentos e bebidas – acontece entre os dias 10 e 14 de outubro na cidade de Colônia, Alemanha. Serão cerca de 6,8 mil expositores de 100 países em um espaço de 284 mil m². Na última edição, em 2013, a feira recebeu mais de 150 mil visitantes profissionais, de 187 países.

A delegação brasileira de 83 empresas, dez a mais que a última edição, contará com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil). “A nossa expectativa é que as empresas fechem cerca de US$ 1,4 bilhão em negócios, façam contatos relevantes e conquistem novos clientes da União Europeia e também da África e do Oriente Médio, regiões que tradicionalmente mandam compradores à feira”, afirma David Barioni Neto, Presidente da Apex-Brasil. As empresas brasileiras apresentarão produtos tipicamente nacionais, como açaí, castanha de caju e do Pará, guaraná e pimenta rosa, além de alimentos gourmet, como cafés especiais e carne bovina do tipo Angus. Na edição de 2013 houve a participação de 73 companhas brasileiras, que fecharam US$ 1,1 bilhão em vendas.

Nesta edição, as empresas terão reuniões previamente agendadas pela Apex-Brasil com importantes varejistas do Oriente Médio e da África, o que deve contribuir para o aumento das vendas. O escritório da Agência em Dubai selecionou oito compradores, com grande potencial de compra dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Egito, Kuwait, Catar, Líbano e Jordânia. A previsão é que cada um deles realize de 10 a 20 reuniões com empresas brasileiras nos primeiros dois dias de feira.

Das 83 companhias brasileiras que estarão na Anuga, 33 são do setor de carnes, 42 empresas de produtos variados estarão no Pavilhão Fine Foods (cafés especiais, mel, pão de queijo, biscoitos, chocolates, grãos, cereais, comida pronta embalada a vácuo, pimenta, castanha e amêndoas, entre outros), cinco de bebidas – Cachaça, espumantes premiados, sucos cítricos e orgânicos - e três de lácteos.

Missão Prospectiva

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), através da Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e em parceria com a Apex-Brasil, realizará a Missão Prospectiva à Feira Anuga 2015. A ação tem o apoio do SENAI, do SEBRAE e da Enterprise Europe Network (EEN). Composta por cerca de 40 empresas, a delegação que, junto aos representantes de entidades, chegam a quase 70 participantes dos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, irão prospectar tendências e conhecimento de mercado, fomentar parcerias e a geração de negócios.

Durante os cinco dias de evento o grupo participará de circuitos guiados na feira, encontros de negócios, visitas técnicas à empresas e ao Instituto Fraunhofer de Umsicht na Alemanha.