FEIRAS

Anuga acontece em outubro com destaque para veganos



16.04.2015 - 11:16

A Anuga chega a sua 33ª edição entre os dias 10 e 14 de outubro em Colônia, Alemanha para reunir os principais players do setor alimentício. No total são 10 trade shows em um, que abrange retail e serviços; bebidas; alimentos orgânicos, congelados e frescos; laticínios; panificação; carnes e produtos gourmet. Na última edição, em 2013, a feira contou com 6.777 expositores de 98 países e 155 mil visitantes de 187 países. “O Brasil, a cada ano, aumenta sua participação. Em 2013 foram 91 expositores em estandes individuais e coletivos, e cerca de 900 visitantes dos mais diversos estados, em especial de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A Anuga é uma grande oportunidade para o trade nacional de alimentos e bebidas realizar bons negócios e conhecer o que há de novo nesse meio”, comenta Brena Bäumle, Diretora da Bäumle Organização de Feiras e representante da Koelnmesse no Brasil. “Como um dos principais eventos mundiais do setor de alimentos e bebidas, a Anuga tem um grande potencial de geração de negócios para as empresas brasileiras. Para se ter uma ideia, na última edição, as 73 empresas que estiveram nos pavilhões organizados pela Apex-Brasil fecharam US$ 1,1 bilhão em negócios. Neste ano, devemos levar entre 75 e 80 empresas para o evento, que ocuparão um espaço total de 2 mil m2. A expectativa é superarmos o volume de negócios da última edição”, afirma Rafael Prado, gerente executivo de Imagem e Acesso a Mercados da Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

A Anuga 2015 terá cerca de 284 mil m2 de área com uma gama de variedades. São 10 feiras em uma só , o que ajuda o público a se organizar durante a visitação. O grande destaque da Anuga 2015 serão os alimentos veganos, que registraram grande crescimento de consumo nos últimos anos. Os produtos veganos, vegetarianos, bio-alimentos e alimentos funcionais estarão na área do Organic Market, que irá também incentivar e encontrar soluções para diminuir a distância entre demanda e aumento de produção. O “Bio Competence Center” irá oferecer seminários e palestras para incrementar esse importante setor em pleno crescimento.

Já os congelados vão apresentar o conceito de pequenos pacotes para menores freezers e famílias pequenas. As massas, comidas refrigeradas e as prontas para servir, dividem o pavilhão com as bebidas. O maior pavilhão da Anuga será destinado para a gastronomia gourmet, com produtos de delicatessen, e para comida básica. O trade de carne encontra na Anuga o maior lugar para se fazer negócio do mundo. Cada setor: gado, aviário e embutidos possuem áreas próprias de exposição. O pavilhão de laticínios da feira é considerado a maior do mundo e, segundo especialistas, o comercio desse setor vem crescendo de 20% a 30% em países emergentes. Apesar da queda do consumo doméstico de leite puro, observa-se o aumento do leite de soja e o leite sem lactose.

Pães, bolos, doces, chás e bebidas quentes possuem um espaço especial. O destaque fica por conta da nova tendência de misturar receitas internacionais como, por exemplo, o “cronut”, mistura do croissant francês com o doughnut americano. Nas bebidas quentes o retorno é para o tradicional café, com grãos especiais e variados. Na área de bebidas alcoólicas serão 400 expositores com foco, principalmente, no segmento de luxo. As bebidas energéticas ganham ainda mais força nesta edição e a Anuga Wine Specials oferece palestras para aumentar o conhecimento dos envolvidos nesse segmento.