WORKSHOP

"Atualidades em Food Safety" tem 5ª edição em SP



03.05.2013 - 02:59

A 5ª edição do encontro “Atualidades em Food Safety” acontece no próximo dia 09 de maio em São Paulo. Com a proposta de abordar temas relevantes da área, alinhados aos debates internacionais no universo da segurança dos alimentos, em 2013 duas questões serão foco do programa - alergia alimentar e microbiologia dos alimentos. “Quando pensamos em Food Safety sempre associamos a algo dinâmico, que necessita de atualização constante. Nosso desafio, anualmente, é mostrar pontos de vista, questionamentos e achados em estudos que têm mobilizado o governo, a indústria e a academia. O objetivo é fazer da informação uma ferramenta para que a segurança do alimento esteja em todas as etapas da cadeia, da produção primária até o consumo”, observa Bernadette Franco, pesquisadora da USP e coordenadora científica do evento.

As palestras acontecerão nos períodos da manhã e tarde. Na primeira parte, o encontro tratará da alergia alimentar, com esclarecimento das principais dúvidas, diferença entre alergia e intolerância, por exemplo, além de aspectos ligados à legislação do Codex Alimentarus e Mercosul. A comitiva da Argentina vai apresentar inciativas na área de saúde, contaminação cruzada na indústria e os limites de valores de referência de alérgenos em alimentos. Estes assuntos serão apresentados a partir da “La Plataforma Alérgenos em Alimentos”, uma organização sem fins lucrativos, que atua com grupos multidisciplinares.

No período da tarde, a microbiologia de alimentos entra em cena, abordando aspectos microbiológicos dos alimentos, em relação à avaliação de riscos em alimentos prontos para consumo e seus impactos para saúde. Também serão mostrados diferentes ângulos sobre alguns microrganismos patogênicos que têm preocupado produtores, consumidores e legisladores (Listeria monocytogenes e Escherichia coli produtora de toxina de Shiga), e o que já há estabelecido para proteger o consumidor.

O evento acontece no Tivoli São Paulo-Mofarrej, na Alameda Santos, 1.437, Jardins. Maiores informações e inscrições pelo site www.ilsi.org.br ou e-mail  foodsafety@ilsi.org.br