Chocolate

"Chocolate Gourmet" é destaque da Febrachoco 2012



23.08.2012 - 11:59

A Feira Brasileira do Mercado de Chocolate (Febrachoco) e o Congresso Latino Americano do Chocolate (ChocoLatino) acontecem entre o dia 29 e o dia 31 de agosto, e trazem o “Chocolate Gourmet” como principal destaque.

Realizados no ExpoGramado, em Gramado (RS), os eventos, que ocorrem simultaneamente, marcam a franca evolução do setor, não apenas no Rio Grande do Sul, mas em todo Brasil. Em 2011, registrou-se um crescimento de 11,6%, um número já 1,6% maior do que em 2010. Tais números fazem do Brasil o 3° maior produtor de chocolate, e o 4° maior consumidor.

O segmento de chocolate gourmet tem crescido mais ainda, com estimativas de 20% de crescimento ao ano (porém, não há números específicos apurados para esse segmento, segundo o vice-presidente de Chocolates da ABICAB/SICAB, Ubiracy Fonseca), e uma produção de 15 mil toneladas ao ano. Capaz de agregar valor e fortaler o segmento de chocolates tradicionais, o chocolate gourmet era um mercado inexpressivo até não muito tempo atrás, mas com o crescimento do poder aquisitivo do brasileiro e sua crescente preferência por produtos mais elaborados, o segmento ganhou extrema força, uma vez que “o mercado tem grande potencial para o chocolate gourmet, artesanal e fino, como comprova a presença de redes de lojas especializadas e franquias de chocolates em crescimento acelerado em todo o território nacional”, segundo Caio Tomazeli, coordenador da Febrachoco.

A Febrachoco é patrocinada pela Harald Chocolates e conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Associação das Indústrias de Chocolate Caseiro de Gramado - ACHOCO.