TATE&LYLE

Tendências de consumo na Wellfood 2019



29.03.2019 - 05:28

Beth Nieman Hacker , diretora de pesquisa e mercado global na Tate & Lyle ,fornecedora global de ingredientes e soluções para alimentos, bebidas e outras indústrias, realizará apresentação durante a WellFood Ingredients-Summit Internacional de Ingredientes Funcionais, Nutracêuticos e Naturais. O evento ocorre nos dias 3 e 4 de abril no Centro de Eventos PRO MAGNO, em São Paulo.

Na ocasião Beth debaterá sobre os desafios enfrentados pela indústria de alimentos para formular produtos de acordo com as mais recentes tendências de consumo. "O sabor é o principal fator que o consumidor leva em consideração na escolha de um alimento ou bebida. Os consumidores estão agora interessados em reduzir a ingestão de açúcar e calorias em suas dietas, sem que isso afete o sabor ou a textura", afirmou.

Segundo estudos da Tate&Lyle, a rotulagem limpa (“Clean label”), a ingestão de fibras e o aumento no consumo de alimentos à base de plantas estão impulsionando a indústria a trabalhar em conjunto com fabricantes de ingredientes para criar soluções inovadoras. "Os consumidores estão à procura de alimentos saudáveis em que possam confiar. Por isso, a indústria precisa se esforçar para criar fórmulas com ingredientes que são fáceis de reconhecer através de um rótulo. Ainda que a rotulagem limpa não seja fácil, ela é a chave para gerar um compromisso de transparência com os consumidores", explicou Beth.

Além de inovar em sabores e textura a Tate&Lyle está formando parcerias com empresas alimentícias para construir soluções que atendam às necessidades dos consumidores sem deixar de lado o sabor. Segundo Renata Cassar, Senior Nutrition Scientist, a Stevia continua sendo um dos adoçantes de mais rápido crescimento no mercado, e é um dos ingredientes que podem ajudar a indústria na fabricação de alimentos e bebidas. "Desenvolver produtos mais saudáveis é algo que levamos muito a sério", disse.

Ainda de acordo com o estudo, 67% dos consumidores que usam suplementos nos Estados Unidos preferem obter vitaminas através de uma dieta saudável do que através de uma pílula. O estudo mostra ainda outras tendências, como o aumento na demanda por fibras. Os clientes associam cada vez mais a fibra não apenas como um ingrediente que colobora na digestão, mas também no controle de peso.

Em todo o mundo, há um aumento considerável no lançamento de produtos que incluem fibras: 32% de crescimento na categoria de sopas e molhos; 26% a mais em panificação, 23% em bebidas e 14% em produtos lácteos. O portfólio completo de produtos de fibra da Tate & Lyle é aceito e autorizado pelo FDA. Maiores informações sobre o evento e inscrições podem ser conferidos no site www.wellfoodsummit.com.br.