HORTA COMUNITÁRIA

ONG desenvolve trabalho junto à comunidade



14.06.2019 - 02:29

A equipe técnica da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo realizou visita técnica à horta comunitária Cores e Sabores, localizada na Escola Estadual Presidente Café Filho, na zona sul de São Paulo. A horta produz alimentos sem agrotóxicos e fornece aulas de capacitação para quem deseja plantar e cultivar frutas, verduras e legumes.

O projeto é coordenado pela ONG Capão Cidadão e cultiva variadas frutas, legumes, verduras, temperos e ervas que são consumidas por quem se voluntaria a cuidar do plantio e também pela comunidade. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, visitou o local para conhecer a infraestrutura e interagir com os agricultores e responsáveis pelo espaço. “Estamos diante de um programa que possui pilares de sustentabilidade, cidadania, trabalho, integração e também saúde, pois com os conhecimentos obtidos com o cultivo das hortas, os moradores e participantes aprendem a ter uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos. Trabalhos como este devem ser difundidos por toda a cidade”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A ONG Capão Cidade realiza os encontros semanalmente e os cursos são divididos em quatro módulos com duração de 2 meses e meio, cada. Atualmente, alunos da rede pública estadual, moradores da comunidade e beneficiários do POT – Programa Operação Trabalho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, participam da atividade. “A horta Cores e Sabores gera inúmeros benefícios, desde a qualidade de vida de quem integra este projeto até as crianças da rede pública de ensino que participam das hortas. Isso é gratificante. Além do cultivo, o espaço incentiva atividades culturais, como a apresentação de saraus, rodas de conversa e a apresentação de poesias” destaca o vice-presidente da ONG Capão Cidadão, Paulo Magrão.