RECICLAGEM

Heineken promove ação para garrafas de vidro



27.09.2019 - 03:25

O Grupo Heineken disponibilizou nove máquinas para triturar garrafas de cervejas de vidro em unidades os supermercados  da Rede Pão de Açúcar e Extra, na cidade de São Paulo. A iniciativa batizada de ‘Volte Sempre’ terá duração de três meses e faz parte do Movimento Mais com Menos, criado pela companhia para promover o descarte correto deste tipo de resíduo.

Para incentivar o consumidor a participar da iniciativa, o Grupo fechou parceria com a Méliuz, startup brasileira de cashback (sistema que devolve ao consumidor uma porcentagem do valor gasto em compras). Para cada garrafa reciclável de vidro depositada na máquina de triturar, o participante receberá R$ 0,10 de cashback (retorno de uma parte do investimento) no aplicativo da Méliuz. Ao completar R$ 20,00 de saldo no extrato da Méliuz, o consumidor poderá solicitar o resgate do valor para sua conta corrente ou poupança, sem nenhum custo. "O desafio dos resíduos sólidos já vem de muito tempo e pouco avançamos como sociedade nos últimos anos. Se não envolvermos, de fato, todos os elos da cadeia, a solução não será sustentável. Foi neste contexto que surgiu esta iniciativa, que tem o consumidor como elo impulsionador de todo o processo. A ideia é gerar conhecimento e trazer esta ideia de que a mudança está em cada um" explica Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

As máquinas alocadas nos supermercados são de propriedade da Seiva Coleta, indústria de beneficiamento de vidros de Minas Gerais, que conta com investimento pioneiro do Grupo Heineken no Brasil. A tecnologia desenvolvida para a máquina permite que ela se comunique com um parceiro logístico quando atinge 70% de sua capacidade de lotação, gerando um pedido de retirada. Os materiais são coletados por motociclistas, responsáveis por levar, em embalagem especial e segura, o vidro acumulado às cooperativas parceiras – Granja Julieta, Coopercaps, Cooperglicerio e Cooppamare –, que cuidam do beneficiamento do vidro e dão continuidade ao processo de reciclagem, vendendo o material à MassFix, empresa de gestão de resíduos de vidro.

A ação acontece entre os dias 13 de setembro e 13 de dezembro deste ano. "Nós tomamos o cuidado de pensar e toda a cadeia de reciclagem dos materiais que serão coletados por essa iniciativa, selecionando parceiros alinhados à nossa forma de atuar, sempre com paixão e respeito" completa a executiva. Além disso, a iniciativa "Volte Sempre" engloba ainda uma campanha com 300 bares no bairro Moema, em São Paulo, que visa levar conhecimento e conscientizar os consumidores sobre a maneira certa de descartar os resíduos de vidro. Para aqueles que forem compartilhar a cerveja com os amigos, os garçons irão sugerir a garrafa de 600ml, que são retornáveis. Maiores informações podem ser obtidas por meio do www.programavoltesempre.com.br.