PÁSCOA 2019

Consumo de ovos e chocolates cresceu em 2018



12.04.2019 - 05:29

Segundo estudo da Kantar Worldpanel, mais de 37 milhões de lares compraram ovos e chocolates na Páscoa 2018, mostrando uma recuperação em relação a retração do ano anterior.

Ovos de Páscoa e chocolates juntos tiveram uma penetração de 67,4% dos domicílios em 2018 versus 62,8% no ano anterior. Apesar de ainda não ter recuperado os patamares de 2014, o crescimento se deu principalmente pelo consumo dos chocolates regulares, que conquistaram +3,2 milhões de novos domicílios no período, enquanto os ovos de Páscoa, apenas +840 mil, mantendo o consumo relativamente estável e ainda muito abaixo dos anos anteriores. “A compra de chocolates no período já é uma tradição entre os brasileiros. Independentemente do formato da guloseima, ela marca presença de uma forma ou de outra nos lares. Uma das saídas encontradas pelos consumidores é mixar chocolates e ovos para manter o consumo, já que, por exemplo, o preço médio por quilo da caixa de bombom é de R$ 26,30 versus R$ 122,60 do preço médio por quilo do ovo”, analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar Worldpanel.

A mudança de comportamento dos consumidores também ficou constatada. Muito trocaram os tradicionais ovos pelas caixas de bombons, que responderam por 21% do crescimento dos 31% da categoria na Páscoa 2018. Também contribuíram positivamente os tabletes regulares (3%), snacks (2%) e cobertura (2%). Em termos de canais, quem se destacou foram os presentes, que contribuem com 23% deste crescimento. Neste cenário, o total de ovos contribui com uma retração de 0,4%, e o único canal que cresce é a chocolateria - supermercados perderam espaço no segmento.