ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PPPs ajudam a combater obesidade infantil



25.05.2018 - 05:00

Segundo o estudo “Estilo de Vida Saudável em parcerias Público-Privadas, baseada na atuação nas escolas e projetada para conter globalmente a epidemia de obesidade infantil: lições aprendidas por Mondelēz International Foundation”, foram identificadas PPP’s bem sucedidas em sete países e que contribuíram para um estilo de vida mais saudável. O estudo foi conduzido pelo Dr. Rafael Pérez-Escamilla, professor de Saúde Pública e diretor da área na Escola de Yale School.

Há mais de nove anos, a Mondelēz International Foundation firmou parcerias com organizações sem fins lucrativos ao redor do mundo, para apoiar a realização e avaliação de programas de incentivo ao estilo de vida saudável nas escolas. “A Fundação e seus parceiros criaram uma estrutura eficaz para disseminar hábitos saudáveis nas escolas, por meio de parcerias público-privadas. Este estudo comprovou que há fortes evidências de que programas em todos os cinco continentes têm um impacto positivo sobre conhecimento e práticas de nutrição e atividade física”, afirma Pérez-Escamilla.

Os dados qualitativos utilizados para avaliar as parcerias da Mondelēz International Foundation foram obtidos em dois workshops de avaliação do programa, em 2013 e 2016, nos relatórios anuais da empresa e do projeto, bem como em entrevistas com os principais líderes de cada programa. "Por meio de parcerias eficazes com organizações locais, transformamos a vida de milhões de crianças e famílias em todo o mundo, melhorando os conhecimentos sobre nutrição, atividade física e o acesso a produtos frescos", ressalta Sarah Delea, presidente da Mondelēz International Foundation.

Houve um aumento de 12% no entendimento do que é uma boa nutrição, incluindo maior conhecimento do número de frutas e vegetais que podem ser ingeridos diariamente; um crescimento de 6% na realização de atividades físicas para pelo menos 30 minutos diários; e uma ampliação de 11% na ingestão de mais frutas, vegetais e outros alimentos frescos, devido especialmente aos programas de hortas.

Para ler o estudo completo, acesse o link: Food and Nutrition Bulletin. A Mondelēz International Foundation e seus programas apoiam a plataforma “Impact For Growth da Mondelēz International”, que está focada em quatro áreas-chave: comunidade, sustentabilidade, well-being snacks e segurança.