VEGETARIANISMO

Brasil já tem 30 milhões de adeptos



28.09.2018 - 05:33

No dia 1º de outubro é comemorado o Dia do Vegetarianismo, estilo de alimentação que cresce cada vez mais no Brasil. Os adeptos do vegetarianismo podem ter motivos religiosos, idealismo, saúde ou de consciência ecológica.

Segundo pesquisa do Ibope, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, o número de vegetarianos no Brasil soma atualmente 30 milhões de pessoas – 14% da população. Este índice era de apenas 8% em 2012. A dieta vegetariana consiste na alimentação à base de frutas, legumes, cereais, batatas, sementes e frutas secas.

Entretanto, quem quiser modificar seus hábitos alimentares e tornar-se um vegetariano deve realizar um planejamento semanal das refeições, além de consultar uma nutricionista para acompanhamento. Uma forma prática é levar em consideração a pirâmide alimentar: escolha um alimento de cada grupo. Os principais grupos incluem grãos, lácteos, frutas, vegetais e proteínas magras. A soja, por exemplo, pode ser substituída por tofu, nozes ou grão de bico e quinoa.

Outra dica é escolher os alimentos de acordo com a estação. A safra de frutas da primavera, por exemplo, é marcada pelo kiwi, maracujá, mamão, morango, manga, pêssego e abacaxi. Já os vegetais desta época são a abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, ervilha, tomate e cenoura. Todos estes alimentos podem ser usados como protagonistas ou complementos nas refeições.