EMPODERAMENTO FEMININO

PepsiCo Brasil assina princípios na ONU



24.03.2017 - 03:54

A PepsiCo Brasil anunciou que vai assinar o acordo de princípios de empoderamento feminino da ONU, além de aderir a iniciativa ‘He for She’, que determina que homens e mulheres tenham a mesma responsabilidade para alcançar a equidade de gênero. Ao mesmo tempo a companhia lança programas para promover o empoderamento feminino em seu quadro de funcionários, que já conta com 42% de mulheres ocupando cargos de liderança sênior, um percentual bem superior à média do mercado no país. “Estamos muito honrados em assinar o pacto com a ONU e aderir à iniciativa ‘He for She’. Na verdade, a PepsiCo já participa da iniciativa globalmente, mas fazemos questão de reforçá-la aqui no país. Na PepsiCo Brasil nós vivemos intensamente a diversidade e estamos à frente do mercado em termos de equidade de gênero. Só para dar um exemplo, hoje temos mais de 40% de mulheres na nossa liderança sênior. Exemplos como esse permeiam toda a nossa operação, que conta com mais de 13 mil funcionários que representam os mais variados setores da sociedade e refletem a cultura do país, que é tão diversa. E para nós, viver a diversidade traz uma vantagem competitiva; ela fomenta a criatividade, estimula a inovação, e leva a decisões e ações mais alinhadas com o mercado e com a sociedade em que operamos” disse João Campos, presidente da PepsiCo Brasil.

No país, a PepsiCo conta com uma área exclusiva para lidar com a Diversidade & Engajamento, que tem como objetivo incentivar uma cultura organizacional mais plural, engajando e desenvolvendo profissionalmente seus funcionários. Entre os programas do departamento previstos para este ano, ganham destaque iniciativas voltadas para as funcionárias da companhia que visam incentivar a liderança e o desenvolvimento profissional. Outra iniciativa que a empresa vai promover é a segunda etapa do programa ‘Inspira’, iniciado em 2016, nas quais colaboradoras em cargos de liderança foram convidadas a participar de um treinamento intensivo de uma semana no país sede da companhia (E.U.A.) com sessões de coaching e consultoria especializada em desenvolvimento da carreira e empoderamento. Em 2017, todo esse conhecimento adquirido pelas líderes será ‘cascateado’ para as equipes de gerentes de venda da companhia, no intuito de disseminar a cultura de equidade. “A igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que fazem parte da agenda que norteia os países membros das Nações Unidas até 2030. Essa agenda só será alcançada com o envolvimento das empresas, sociedade civil e governos. Os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres, criados em 2010 pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global, oferecem orientação para que as empresas possam trabalhar a igualdade de gênero e empoderameno das mulheres dentro da própria empresa, na sua cadeia de valores e nas comunidades onde atuam. A PepsiCo Brasil é uma grande força de influência na sua cadeia de valores e junto aos milhões de consumidores e consumidoras no país. Contamos com o compromisso da empresa para avançar a passos mais largos rumo a um Planeta 5050 em 2030”, disse Adriana Carvalho, assessora para empoderamento econômico da ONU.

Além das iniciativas a PepsiCo Brasil promoverá ‘Rodas de conversa” entre suas funcionárias para incentivar a troca de experiências e debates de temas relacionados ao dia-a-dia das mulheres no mercado de trabalho. Mensalmente, o grupo formado exclusivamente por pessoas do sexo feminino, vai participar de uma agenda de discussões para falar sobre carreira, marketing pessoal, liderança, empoderamento, entre outros assuntos que elas decidirem. Para complementar as iniciativas anunciadas e em comemoração ao Mês das Mulheres, a PepsiCo lança ainda em suas redes sociais a ação Ilustres Mulheres.

A ação consiste na criação de uma galeria de histórias e ilustrações com o objetivo de celebrar as conquistas femininas e o papel preponderante na companhia. Funcionárias das mais diversas unidades de negócio terão as suas histórias profissionais contadas nos canais PepsiCo Brasil, além de terem seus rostos representados artisticamente pelo traço de uma ilustradora. O objetivo é revelar, por meio de histórias reais, como o empoderamento feminino é uma realidade na empresa.

Foto : Adriana Carvalho, assessora para empoderamento econômico da ONU, e João Campos, presidente da PepsiCo Brasil.