CURSOS

Sindipan e parceiros criam escola móvel de panificação



17.08.2010 - 05:33

Visando a qualificação profissional e a expansão no setor, o Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação de São Paulo (SINDIPAN / AIPAN) e o Instituto de Desenvolvimento da Panificação e Confeitaria (IDPC) criaram a Escola Móvel de Panificação e Confeitaria, que começou as atividades em 2 de agosto, na região leste da cidade de São Paulo. Posteriormente, segue para zonas sul, norte e oeste, respectivamente. Inicialmente, a base será no Mercado Municipal Teotônio Vilela localizado na Av. Arquiteto Vila Nova Artigas, nº 1900 / 1234, no bairro da Vila Prudente.

A carreta escola, foi projetada pela Truckvan, empresa fabricante de baús e carretas customizadas, e a ideia foi ampliar as oportunidades de qualificação em diversas regiões da periferia da Grande São Paulo. “O intuito é formar e capacitar mão de obra de acordo com as novas técnicas e produtos, oferecendo ao panificador a oportunidade de expandir seu mercado e, consequentemente, seus lucros”, afirma Alcides Braga, diretor da Truckvan. Entre os professores que ministrarão as aulas, estão profissionais como engenheiro de alimentos, nutricionistas, gastrônomos e técnicos em panificação.

A Escola Móvel dispõe de todos os recursos para colocar em prática a teoria sobre panificação e confeitaria, contando com uma padaria completa e espaço para 25 alunos sentados em sala de aula. A carreta é munida/equipada com diversos equipamentos, entre eles fogão industrial; forno de microondas; resfriadora / dosadora; batedeira industrial; fatiadora e masseira industrial; forno de lastro; modeladora; divisora; cilindro; câmara de fermentação controlada; balanças; entre outros.

Os cursos na zona leste da capital serão realizados até dia 20 de agosto, entre 8h e 18h, com cargas horárias de 2h30, 3h30 e 6h. Alguns temas de destaque são tendências em pães integrais; técnicas em confeitaria; novos produtos de panificação; reaproveitamento de sobras de casca de frutas; doces brasileiros; entre outros.