EVENTOS

Japan Foods reúne ingredientes da gastronomia japonesa



22.02.2010 - 04:05

A Japan Foods, loja-evento promovida pela Jetro (Japan External Trade Organization), que acontece de 19 de fevereiro a 10 de março, reunirá no Pão de Açúcar Shopping Iguatemi uma grande variedade de alimentos e bebidas japonesas em formato de degustação, venda experimental e pesquisa de opinião.

O evento, que já aconteceu com grande sucesso na Índia e no Vietnã, chega ao Brasil com o objetivo de fomentar o consumo de produtos alimentícios japoneses. “Somente em São Paulo existem mais de mil restaurantes e 100 lojas especializadas na culinária japonesa”, afirma Hiroshi Hara, diretor vice-presidente da Jetro São Paulo, que conclui “Acima de tudo, queremos tornar a culinária japonesa mais conhecida entre os brasileiros que, a cada ano, aumentam seu interesse pelos alimentos do Japão. Trata-se de disseminar a cultura japonesa acima de tudo”.

“Uma cidade que tem uma colônia japonesa tão grande, com um público de nível cultural alto e conhecedor da culinária japonesa, merece uma ampla linha de produtos selecionados”, explica Paulo Lima, diretor de Conceito, Inovação e Mercadorias da rede Pão de Açúcar, que acredita no sucesso comercial dos saquês e dos doces da Japan Foods.

Tradicionalmente, os principais itens importados são os de consumo imediato, como bebidas, temperos, curry em formato retort, doces, gomas de mascar, confeitaria e massas. Dentre os 32 produtos que estarão expostos no evento, estão algumas novidades para a gastronomia japonesa contemporânea, como o Missô Shinshu, fabricado pela Marukome, que dispensa o trabalho de dissolver na água por ser comercializado líquido. Outro produto é o Kokuwa-saquê, licor de baby kiwi, que, quando misturado com leite de soja, resulta em um delicioso coquetel, isento de aditivos. O Dressing para salada é produzido com gergelim dourado, um produto da Fuuki Shokken. Outra grande novidade é a geléia de Sakura, que é feita com a flor da cerejeira, símbolo do Japão.