CHOCOLATES

Barry Callebaut inaugurou sua primeira fábrica de chocolate na América do Sul



07.06.2010 - 12:40

A Barry Callebaut AG, fabricante de produtos de cacau e chocolate de alta qualidade, inaugurou no dia 27 de maio uma nova fábrica de chocolate em Extrema, Minas Gerais – a primeira da companhia na América do Sul. A nova unidade industrial representa um marco na estratégia da fabricante de chocolates para ampliar seletivamente sua presença geográfica em mercados emergentes que ofereçam oportunidades de crescimento acima da média.

A empresa está presente no Brasil com uma fábrica de cacau em Ilhéus, Bahia, desde 1999, e emprega mais de 300 pessoas no país. Atualmente, a empresa opera em nove fábricas de chocolate e cacau das Américas.

Fruto de um investimento de R$ 28 milhões, a nova fábrica de chocolate foi projetada para atender altos padrões de qualidade e segurança de alimentos e possui capacidade anual de produção de cerca de 20 mil toneladas, que poderá ser dobrada com base na mesma infraestrutura. Para o início da produção de chocolate em Extrema, a Barry Callebaut oferece 70 novos empregos – que poderão aumentar significativamente com as novas linhas que serão implementadas no futuro, de acordo com o desenvolvimento do mercado.

A nova fábrica produzirá chocolate negro, ao leite e branco, bem como compostos para clientes industriais e artesanais, mas nenhum produto para o consumidor final. A utilização da capacidade da planta deverá aumentar rapidamente, uma vez que 80% da produção da fábrica será direcionada para o mercado de serviços alimentícios de rápido crescimento que inclui restaurantes, cadeias de fast food, padarias, docerias, fornecedores, hotéis, chocolatiers, hospitais e cantinas de escolas.

Para a distribuição dos produtos alimentares fabricados em Extrema, a Barry Callebaut assinou um acordo exclusivo de distribuição coma Bunge em 2009, empresa em agronegócios que atende, diariamente, 25 mil pontos de vendas no Brasil.