GASTRONOMIA

São Paulo Restaurant Week leva 400 mil visitantes aos restaurantes paulistanos



24.09.2009 - 10:25

A 5ª Edição do São Paulo Restaurant Week, evento gastronômico que movimentou a capital paulista entre os dias 31 de agosto e 13 de setembro, registrou um movimento muito grande. Durante a maratona gourmet, mais de 400 mil pessoas visitaram os 201 restaurantes participantes, prova de que a proposta do evento está consagrada na cidade. “Isso é a democratização da gastronomia”, afirma o organizador do evento, Emerson Silveira, empresário da área de gastronomia que trouxe o Restaurant Week para São Paulo.

Um dos motivos do sucesso do evento foi a adesão de novos e importantes nomes da gastronomia paulistana como Brasil à Gosto, Le Buteque, Antiquarius, La Pasta Gialla de Sergio Arno, o La Brasserie Erik Jaquim,  Eau, Porto Rubayat,  além da participação de veteranos no festival como Obá Café Journal, La Marie, La Risotteria, Passaparola, Thai Gardens (foto), Capim Santo, Chakras, entre outros igualmente importantes.

O resultado foi o registro de casas lotadas e proprietários satisfeitos.  "Durante o Restaurant Week, tivemos duas grandes oportunidades: a primeira de apresentar o melhor da culinária portuguesa a um número bem maior de apreciadores e a segunda foi a de nutrir a esperança de tantas crianças abraçada pela Ação Criança" declarou Thales Martins, proprietário do Antiquarius, respeitada casa de cozinha portuguesa, que observou a presença de um público mais jovem que o habitual nas duas semanas de Restaurant Week. 

Outra casa que também teve grande destaque nesta edição foi o Porto Rubayat, participando pela primeira vez e registrando um movimento diário em torno de 800 pessoas, 400 no almoço e 400 no jantar. Aos domingos, a casa chegou a receber 600 pessoas só no horário do almoço.

Os proprietários das casas gostaram tanto da movimentação que, após o encerramento oficial do evento, resolveram estender seus menus promocionais do Restaurant Week por mais alguns dias, como os restaurantes Shintori, Bolinha e Casinha de Monet.  O Antiquarius passou a oferecer um menu executivo para o almoço e o restaurante Porto Rubayat anunciou que reduzirá o preço do bufê (foto) para torná-lo mais atraente a outras faixas de público, atribuindo a mudança ao sucesso do Restaurant Week. 

O valor total de arrecadações da 5ª Edição do SPRW, destinado para a Fundação Ação Criança, será divulgado até o final do mês de setembro. A próxima edição do Restaurant Week acontece em novembro, na cidade do Rio de Janeiro, segundo informa Fernando Reis, diretor da Mica, a realizadora do evento. Mais informações no site www.restaurantweek.com.br