PANIFICAÇÃO

São Paulo é sede de concurso para eleger melhor pão e doce do Brasil



13.07.2009 - 05:35

O concurso do setor de panificação e confeitaria que irá eleger o melhor pão e o melhor doce do país terá sua etapa final realizada na cidade de São Paulo, entre os dias 21 e 23 de julho, reunindo padeiros, confeiteiros e estudantes de gastronomia de todas as partes do país.

Realizada pela Bunge, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – Abip - a 3ª Copa Bunge de Panificação e Confeitaria é um concurso nacional que nesta terceira edição recebeu mais de 6 mil inscrições.

A Final Nacional da Copa reunirá, durante a Fipan (Feira Internacional de Panificação e Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos), 22 finalistas para colocar a mão na massa e preparar suas receitas especiais de pães, bolos e tortas.

Um corpo de jurados especializado fará a avaliação das receitas, seguindo critérios como sabor, criatividade, originalidade, aparência, uso de ingredientes tipicamente brasileiros, balanceamento de produtos e até mesmo potencial de venda.

O resultado final será anunciado no dia 23 de julho, em uma cerimônia de premiação que ocorre no Moinho Eventos. Serão premiadas a melhor receita de pão e a melhor receita de produto de confeitaria em duas categorias: Talentos, em que participam padeiros e confeiteiros profissionais; e Graduandos, voltada exclusivamente para alunos de curso profissionalizante ou superior nas áreas de panificação, confeitaria, nutrição, engenharia de alimentos ou gastronomia.

Na categoria Talentos, padeiro e confeiteiro vencedores ganham um caminhão repleto de móveis e eletrodomésticos para equipar a casa, enquanto os donos da padaria e confeitaria campeãs ganham uma reforma em seus estabelecimentos. Na categoria Graduandos, os alunos vencedores serão premiados com um treinamento prático de uma semana, com os chefs Fabrice Lenud, da pâtisserie Douce France, e Felipe Abrahão, da padaria Benjamin Abrahão.

Os oito finalistas do concurso ainda participam da seleção anual para a Assessoria Técnica da Bunge Alimentos, concorrendo, assim, a uma vaga para trabalhar na empresa. Além disso, alunos e professores vencedores ganham ainda um kit especial de utensílios profissionais para cozinha.