CURSOS

Receitas do SESI-SP desmistificam a relação entre ovos e colesterol



24.07.2009 - 03:19

O SESI-SP começou um curso com receitas a base de ovos, buscando desmistificar a relação entre o consumo de ovos e o aumento dos índices de colesterol e doenças cardíacas. Dentre as qualidades apresentadas, além de ser um alimento barato, o ovo é rico em proteína de alta qualidade, fornece de 70 a 75 calorias, possui as vitaminas A, D, E, ácido fólico, B12, B6 e B1 e os minerais: ferro, fósforo e zinco.

Essas propriedades nutricionais contribuíram para que o SESI-SP, por meio do seu programa Alimente-se Bem, criasse oito novas receitas nutritivas e econômicas a base de ovos.

Segundo a diretora da Divisão de Alimentação do SESI-SP, Tereza Watanabe “Ao contrário do que foi divulgado nos anos 70 e 80, estudos recentes comprovaram que o colesterol presente na gema do ovo tem pouco efeito sobre o colesterol sanguíneo, determinado, principalmente, pela ingestão de gorduras saturadas”, explica.

Dentre as receitas selecionadas para integrar o curso, estão: gratinado de ovos, empadão de espinafre e ovos, berinjela recheada com ovos, creme de chocolate e lasanha de banana.

O curso com receitas a base de ovos faz parte do programa Alimente-se Bem, criado em 1999 pelo SESI-SP com o objetivo de incentivar o aproveitamento integral dos alimentos. A idéia é evitar o desperdício, economizar e garantir mais nutrientes à mesa. Os participantes ganharão uma cartilha com as receitas criadas pelas nutricionistas da entidade.

Os cursos do programa Alimente-se Bem são gratuitos, e o “Ovos – benefícios à saúde” será realizado no mês de agosto em várias unidades. Para mais informações, os telefones são: (11) 3528-2000 (Capital) ou 0800551000 (Outras localidades).