SUSTENTABILIDADE

Pão de Açúcar gerencia ciclo de vida de embalagens



07.10.2009 - 01:00

O Grupo Pão de Açúcar está lançando o projeto de Logística Reversa Taeq, que prevê o gerenciamento do ciclo de vida das embalagens entregues nas Estações de Reciclagem e nos Caixas Verdes localizados nas lojas do Grupo e que serão utilizadas pela marca exclusiva Taeq. A ação permite que as embalagens descartadas possam ser recicladas e retornem aos super e hipermercados da empresa em cartuchos que embalam os produtos de sua marca exclusiva.

A primeira etapa do projeto contempla as embalagens cartonadas, onde a Taeq já utiliza parte do insumo proveniente de aparas de papel - 50% de material de embalagens recicláveis e 50% de resíduo industrial - nas linhas de chás orgânicos, cama, mesa e banho, sabonete em barra, barrinhas de cereal orgânicas e uva-passa. Para 2010, a ação deve se estender a outros materiais como plástico, aço, alumínio e vidro e outras linhas de produtos.

A empresa responsável pela transformação do papel reciclado para o Grupo Pão de Açúcar é a Papirus. Essa indústria compra o material reciclável da cooperativa Vira-Lata, que realiza a coleta dos resíduos nas lojas do Grupo e segrega esse material permitindo que seja identificado para utilização na etapa seguinte: a de produção. Nesta fase, as aparas são transformadas em papel (Vita Carta GPA), que será comprado pela indústria gráfica para a produção dos cartuchos que irão embalar os produtos Taeq. O programa terá início no Estado de São Paulo, com a parceria da cooperativa de catadores ‘Vira Lata’.