EVENTOS

Idec divulga pesquisa internacional em evento no Dia Mundial da Alimentação



14.10.2009 - 05:08

O Idec participa nesta sexta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, da mesa redonda Mudanças nos Hábitos Alimentares de Consumo de Alimentos e Saúde, que acontece no auditório do Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a partir das 9h.

No evento serão apresentados os resultados da pesquisa sobre composição nutricional e publicidade infantil nas principais redes de fast food (McDonald´s, Burger King e KFC), realizada pela CI (Consumers International) em 14 países (Argentina, Brasil, Coréia do Sul, Dinamarca, Espanha, Fiji, Holanda, Índia, Itália, Malásia, Peru, Reino Unido, República Tcheca e Cingapura). Lisa Gunn e Vera Barral, respectivamente, coordenadora executiva e técnica do Instituto, farão a divulgação.

No Brasil, o levantamento foi feito pelo Idec, e incluiu Bob´s, Giraffas e Habib´s, além do McDonald´s e do Burger King. Os restaurantes KFC ficaram de fora por serem raros no país. O Bob´s, no entanto, pertence ao mesmo grupo da rede KFC.

Entre outras coisas, o trabalho mostrou que as estratégias de marketing associam os lanches - calóricos e com baixo valor nutricional - a uma ideia de diversão, apelando para recursos como o uso de personagens de desenhos animados e filmes, mascotes da própria marca, brinquedos e brindes oferecidos com os alimentos. Há lanchonetes que montam até playgrounds para conquistar o público infantil.

O Ministério da Saúde estima que 30% das crianças brasileiras estejam com sobrepeso hoje - metade desse percentual com obesidade. A pesquisa constatou que, em menor ou maior grau, as redes pesquisadas adotavam práticas de marketing apelativas nos 14 países. Apesar de ser difícil medir o impacto da publicidade sobre o comportamento das crianças, pesquisas acadêmicas recentes apontam para uma relação entre essas estratégias de marketing e o consumismo desenfreado.

A mesa redonda contará ainda com a participação de representantes do Instituto Alana, Ministério Público Federal, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp.

Além de temas relativos à publicidade, consumo de alimentos para crianças, venda promocional de brinquedos pelos fast foods, regulação e marketing aplicado à indústria de alimentos, o evento debaterá também os desafios para uma alimentação saudável.

Mais informações pelo telefone (19) 3521-4022 e 3521-2177 ou pelo site www.unicamp.br/nepa.