FEIRAS

Feira APAS 2009 gera negócios e traz diversos lançamentos



26.05.2009 - 10:31

A Feira Internacional de Negócios em Supermercados - APAS 2009 movimentou a cidade de São Paulo durante os quatro dias do evento, de 18 e 21 de maio, fazendo com que 70,5 mil empresários e executivos do setor circulassem pelos pavilhões do Expo Center Norte. O público, 13% maior do que no ano passado, pode conferir lançamentos e produtos de 435 expositores, incluindo empresas do exterior. Durante o evento foram gerados cerca de R$ 4 bilhões em volume de negócios. “O setor não se intimidou com a crise e respondeu investindo, atualizando tecnologia e diversificando a oferta de produtos aos consumidores”, afirma João Sanzovo Neto, presidente da APAS.

Além da feira de negócios, a APAS 2009 trouxe importantes palestrantes para seus congressistas, como Abílio Diniz (Grupo Pão de Açúcar), Estevam Duarte de Assis (Supermercados Bretas), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza) e Susan Dumond (Grupo Disney). Paralelamente ao congresso, foi oferecida a Arena do Conhecimento, que focou na apresentação de dicas e práticas cotidianas. Os congressistas ainda puderam participar do programa de Visitas Técnicas, que levou grupos de supermercadistas que atuam fora da capital paulista a lojas da cidade que são exemplos em gestão de varejo. 

LANÇAMENTOS APAS 2009

A Ducoco Alimentos trouxe lançamentos para sua marca Frutop. A linha de sobremesas “Delícias em Família” trouxe Flans em tamanho grande com calda pronta nos sabores leite condensado com calda de morango, três leites (leite de coco, leite condensado e creme de leite) com calda de frutas vermelhas e chocolate com calda de mashmallow. As misturas para bolos especiais trouxe receitas como Bombocado e Petit Gateau. Os refrescos em pó e a linha de coco ralado tiveram suas embalagens reformuladas.

A Línea Sucralose realizou na Feira o pré-lançamento da sua linha de refresco em pó, que terá embalagem de 10 gramas, nos sabores tangerina, uva, morango, laranja, maracujá e limão.

A Tirolez lançou o Queijo de Coalho, que é originalmente produzido no nordeste. Ele será apresentado em embalagens com cinco espetos, com 80g cada um. Além disso, a empresa relançou seus queijos com novas embalagens.

A General Brands apresentou a Maria Mole, no sabor coco, e o Pudim, nos sabores coco, morando e baunilha. As novas sobremesas serão agregadas à linha de gelatinas da marca Camp.

A Cereser trouxe como novidade para a APAS a versão Zero da Sidra Cereser, que não contém álcool e tem baixa caloria, o conhaque Dom Bosco e a vodka Kadov, além das novas embalagens do Vermouth Cortezano.

A Yoki Alimentos apresentou aos visitantes da Feira os lançamentos voltados para as Festas Juninas, como dois novos sabores da bebida de soja Mais Vita - Milho Verde e Paçoquinha-, o Juninho (um cartucho de 196 gramas, em forma de cone, recheado com pequenos pés-de-moleque), as Sopas Kitano, com o Sopão de Galinha Caipira Apimentada, o Creme de Mandioca com Carne-Seca, e as sopas instantâneas sabor Cebola com Parmesão e Galinha com Batata e Alho-Poró.

A Bertin reformulou as embalagens das linhas Supergelados, Charque e Pronto Sabor, além de lançar três opções para a linha Pronto Sabor: Almôndega ao Molho, Charque com Mandioca e Costela Desossada com Mandioca. Na Divisão de Lácteos, a empresa lança o Foundie de Queijo Tipo Suíço Danubio (com Gruyére e Emmental), o Flan de Chocolate com Cereja, a sobremesa de Chocolate Branco e a Black & White, da Vigor.

A Qualimax tem entre seus lançamentos os Pudins nos sabores morango, baunilha, chocolate e coco; os Flans com consistência mais firme, nos sabores baunilha e goiaba; a Maria Mole sabor coco e a Mistura para Bolo nos sabores baunilha, coco, chocolate, laranja, chocolate maltado e queijadinha.

O Grupo Selmi ingressa no mercado de biscoitos, com um investimento de R$ 7 milhões, lançando os Biscoitos Amanteigados e Recheados Renata, as Rosquinhas Galo Show Liga da Justiça e Biscoitos Recheados Descolados. Além dos biscoitos, o Grupo investe também no mercado de azeite, com o lançamento do Renata Superiore Azeite Extra Virgem, com acidez máxima de 0,5%.

A Mars trouxe para a Feira sua linha de molhos para salada Masterfoods com embalagens reformuladas e três novos sabores: Rose, Parmesão e Italiano. Entre os chocolates, as novidades são o Twix Triple Chocolate, no qual o biscoito e o caramelo ganham o sabor de chocolate; e a reformulação de embalagem do Snickers.

A Predilecta Alimentos apresentou em seu stand lançamentos como o Avellana, um creme de cacau ao leite com sabor avelã, e três novos molhos prontos, o Molho Hot Dog, o Molho de Atum e o Molho Bolonhesa.

A Urbano lançou a Massa Alimentícia de Arroz, que tem sabor, consistência e cozimento semelhantes ao macarrão de trigo, mas que apresenta um diferencial por não conter glúten (podendo ser consumida por celíacos) e terem menor índice glicêmico. O produto vem nas versões com Ovos e Premium, com acréscimo de vitamina A, nos formatos parafuso e pena.

A Fugini Alimentos trouxe suas geléias e a goiabada cremosa em embalagem stand-up pouch, além dos novos molhos Branco e Atum.

A Arcor apresentou na APAS o Tablete Arcor Aerado, o chiclete Big Big 7 Belo , que tem recheio de bala mastigável, o Tortuguita Monte a Sua, chicletes licenciados das Meninas Superpoderosas e Bem 10, balas Butter Toffes Petit Gateau, biscoito Triunfo Cracker Menos Sal e Triunfo com licença da Turma da Mônica Jovem.

A La Rioja trouxe como novidades para a Feira os Miniazeites (em potes de 20ml) extravirgens e com 0,1% de acidez; a linha de molhos condimentados, em quatro sabores: alho, pimenta, shoyu e inglês; o azeite Reserva da Família, que é um produto extravirgem espanhol, com 0,1% de acidez e embalagem de 750ml; e o Pêssego Inteiro em Calda, que também tem origem espanhola e embalagem maior, de 2,69Kg.

A Sinhá investiu em novas embalagens temáticas para as linhas de pipoca e canjica e no lançamento das versões light da bebida de soja, nos sabores uva, pêssego e laranja.

A Cargill lançou na Feira novos produtos da marca Seara, agora focados em conceitos como o de saudabilidade. Dentre os lançamentos estão a lasanha de frango e calabresa, a costela e o lombo ao molho barbecue, a mortadela sem cubos de gordura e a linguiça defumada Hot Dog Seara.

A Dori apresentou novidades no seu portifólio de balas, como a bala mastigável gigante, batizada de Bumbala, que vem com 8 gramas e nos sabores framboesa e morango com limão. A bala Bolete veio no sabor hortelã.

A Perdigão reuniu na Feira lançamentos nas linhas Ouro, uma linha mais premium; Doriana, que traz ácidos graxos essenciais e acréscimo de vitaminas A, D e E; e Confiança, com embutidos à base de carne suína e de frango. O principal lançamento da marca é o Frango Caipira, que tem alimentação origem 100% vegetal e mineral, desenvolvimento sem uso de antibióticos preventivos e promotores de crescimento, criação em amplos terrenos e respeito às normas de bem estar animal.

A Elegê entra na categoria de iogurtes naturais com três lançamentos apresentados na Feira: o Iogurte Natural Integral, o Iogurte Natural Desnatado e o Iogurte com Mel. No segmento de queijos a empresa trouxe os queijos Pratos, Mussarela e Parmesão.

A Aurora apresentou novidades em sua linha de hambúrgueres, com os sabores frango, toscana e faroeste burguer, que é feito com carnes selecionadas.

A Piraquê, empresa de biscoitos e massas estabelecida no Rio de Janeiro, aproveitou a APAS para investir no mercado paulista. Entre as novidades estão o Mini Wafer Bob Esponja nos sabores chocolate, morango, limão e doce de leite; o biscoito Leite Maltado Chocolate e o Roladinho Chocolate.

A Garoto trouxe como lançamentos da Feira o chocolate Talento Nuts Intense (com amêndoas inteiras e 55% de cacau), o Talento Nuts Avelãs (com avelãs inteiras), o Fondue de Chocolate ao Leite, em edição limitada de inverno.