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Congresso ABIA 2009 teve como tema central o poder da alimentação fora do lar



02.10.2009 - 04:16

O II Congresso Internacional de Food Service – ABIA 2009, organizado pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, que aconteceu no dia 29 de setembro, na FIESP, em São Paulo, teve como tema central “O poder da alimentação fora do lar”. Este canal de vendas cresce acima da taxa de expansão da economia brasileira, por conta dos novos hábitos dos consumidores e da crescente dificuldade de locomoção nos grandes centros urbanos, tornando cada vez mais difícil a possibilidade de se realizar o almoço em casa.

No evento, foram abordados temas como o sistema de distribuição para o mercado Food Service, as tendências do mercado para 2010-2011, o conceito atual de loja de conveniência, a realidade das padarias como um multicanal e a operação de restaurantes em hospitais e redes de autosserviço.

Dentre os palestrantes, estiveram importantes nomes como o americano Boyd F. Jordan III, presidente da Reinhart Food Service L.L.C.; Luiz Felipe Monteiro Fausto Barreto, gerente de Food Service da Cosan Combustíveis e Lubrificantes AS (Esso); João Diogo, sócio-proprietário da Panificadora Cepam; Jorge Nishimura, presidente da Noah Gastronomia; Rubens Batista Jr, CEO do Makro Atacadista; e Salim Boulos Maroun, presidente COO do Outback Steak House.

O faturamento da indústria de alimentos em 2008 foi de R$ 269 bilhões, sendo a venda para os canais de Food Service responsável por R$ 58,2 bilhões (22%). O segmento de Food Service representa cerca de 9% do PIB brasileiro. Na Europa e nos EUA, 40% e 50% da produção de alimentos, respectivamente, são destinadas ao canal de Food Service.