INGREDIENTES

Tate&Lyle recebe aval da Anvisa para fibra



17.04.2020 - 01:46

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a alegação de que a fibra solúvel Promitor  , da tate & Lyle, auxilia na absorção de cálcio dos alimentos e na retenção do mesmo nos ossos, sendo que o consumo deve estar associado a uma dieta equilibrada e a um estilo de vida saudável. Esta é a única fibra alimentar a ter essa aprovação no Brasil.

Com o aval da Anvisa, fabricantes de alimentos e bebidas poderão adicionar essa informação aos rótulos dos produtos que contenham a fibra solúvel Promitor. A fibra é feita à base de milho e pode ser usada a uma ampla variedade de itens alimentícios, como iogurtes, barras, cereais, sorvetes, molhos e pães, ajudando a atender às demandas dos consumidores por mais fibra na dieta. "Essa é uma conquista muito significativa para nós, considerando que a Tate & Lyle é a primeira empresa a obter essa aprovação para fibras, totalmente nova no mercado local", explica Oswaldo Nardinelli, vice-presidente sênior e gerente geral de Soluções de Alimentos e Bebidas da Tate & Lyle América Latina. "Além do pioneirismo, vamos levar a inovação para a indústria alimentícia brasileira, contribuindo para o crescimento do setor e ajudando os fabricantes a ficarem cada vez mais alinhados às novas tendências de consumo, além de, é claro, favorecer a saúde dos brasileiros", complementa o executivo.

Karina Costa, gerente sênior de assuntos regulatórios da Tate & Lyle para a América Latina comenta que a aprovação da Anvisa demorou um ano e meio, período considerado rápido, já que esse é um claim inovador. "Temos muito que comemorar. Até agora, esse claim só poderia ser utilizado na América do Norte. O Brasil é o primeiro país da América Latina a obter essa aprovação. Nossa meta agora é buscar a mesma conquista em outros países", comenta.

Para adicionar essa informação ao rótulo, os produtos finais deverão fornecer minimamente 10 g/dia de fibra proveniente de amido de milho resistente (Promitor Fibra Solúvel). Para suplementos alimentares, o claim está aprovado somente para produtos direcionados às faixas etárias de 9 a 18 anos e ≥ 19 anos.